Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC)

O Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC) é, atualmente, o estabelecimento destinado à formação do Combatente de Caatinga do Exército Brasileiro. Ele é vinculado ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, possui um campo de instrução para as atividades de formação do aluno e o Parque Zoobotânico da Caatinga, que é o seu apoio para as instruções sobre a fauna e a flora. No CIOpC são ministrados o Estágio de Adaptação à Caatinga, com duração de uma semana, e o Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga, com duração de duas semanas.
 

As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso e buscam reproduzir as condições de combate em área de Caatinga. Muitas lições são ensinadas aos soldados do Exército no Centro, que se situa em um imóvel da União conhecido por Centro de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF). A área do CIFTF é de 2.817,51ha e se localiza próximo a Jutaí, a 108 km de Petrolina (PE). O Centro está totalmente inserido em área coberta pelo bioma caatinga e é afastado dos grandes centros urbanos. Tais características fazem desse Campo de Instrução um local perfeito para o desenvolvimento da doutrina e da pesquisa a respeito das operações militares em ambiente operacional de caatinga.


Os soldados que fazem o estágio no CIFTF são distribuídos em vários batalhões do Exército no País. Por ano, são desenvolvidos em média sete estágios. Os alunos devem passar por ele para conhecer o ambiente onde a Unidade está inserida. Além disso, outras organizações militares, como a Brigada de Infantaria Paraquedista, sempre enviam militares para treinamento.
 

Os estágios de adaptação à caatinga duram até 15 dias e, nesse período, os militares recebem instruções sobre alimentos de origem vegetal e animal, o processo de orientação na caatinga (bússola e GPS), os efeitos do calor e primeiros socorros e as características da área de operações. Após uma semana de aula, os futuros combatentes de caatinga recebem uma missão e é aí que colocam em prática todos os fundamentos adquiridos durante a semana de instrução. Na Fazenda Tanque de Ferro, que serve como base para o Centro de Instrução, há uma estrutura composta por alojamentos, casa-sede, copa, enfermaria e salas para instruções.
 

Exercito Brasileiro
72º BI Mtz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]