Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CMSE realiza Estágio de Correspondente de Assuntos Militares


São Paulo – Com o objetivo de proporcionar, aos estudantes de Jornalismo, conhecimentos específicos a respeito do Exército Brasileiro (EB) e das especificidades da atividade jornalística relacionada a assuntos militares, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou, de 19 a 22 de outubro, o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM). Cerca de 50 estagiários de 20 faculdades de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram selecionados, dentro de um universo de 350 inscritos, para participarem da atividade.


O ECAM destinava-se a universitários, que tiveram a oportunidade de exercitar seus conhecimentos jornalísticos em atividades que envolviam a atuação militar em ambientes de conflito armado.


Dentre as instruções realizadas nesse período, constaram orientações sobre “Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário”, passadas pelo Tenente-Coronel Carlos Alberto de Morais Cavalcanti, e “Análise e Mitigação de riscos em coberturas jornalísticas”, transmitidas pelo Capitão de Corveta Adler Ferreira Cardoso, ambos especialistas do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB); além de exposições sobre “O CMSE no contexto do Exército Brasileiro”, ministrada pelo Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Riyuzo Ikeda; sobre “A 11ª Brigada de Infantaria Leve na Força de Pacificação da Maré”, ministrada pelo Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Ricardo Rodrigues Canhaci; sobre “A Comunicação Social no Exército Brasileiro”, palestra do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Brigada Otávio Santana do Rêgo Barros; e sobre “Experiências do CMSE no trato com a mídia”, palestra do Chefe da Seção de Comunicação Social do CMSE, Coronel Ricardo Piai Carmona. O Estágio contou, ainda, com o relato de experiências sobre conflitos armados dos jornalistas Roberto Godoy, do jornal O Estado de São Paulo, e William Waack, da TV Globo.


Além da parte teórica, os universitários participaram de inúmeras atividades práticas no 2º Batalhão de Polícia do Exército e no 4º Batalhão de Infantaria Leve, ambos em Osasco (SP), tais como instruções sobre efeito de armas, primeiros-socorros, preparo e consumo de ração operacional e execução de progressão em Pista de Combate em Localidade. O Major PM Hélio Tenório dos Santos, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ministrou palestra e conduziu uma atividade prática sobre negociação e sequestro.



Um exercício com problemas militares simulados relacionados a coberturas jornalísticas possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos na apuração e produção de matérias, envolvendo os Jogos de Guerra do CMSE. Essa atividade foi acompanhada pelo Diretor de Redação da Revista Veja, Sr Eurípedes Alcântara, que esteve em visita ao CMSE.


Após quatro dias de atividades, os estagiários saíram preparados para realizar as coberturas jornalísticas em áreas de conflito e com um melhor conhecimento a respeito do EB e das especificidades da atividade jornalística relacionada aos assuntos militares.

Comando Militar do Sudeste CMSE

Um comentário:

  1. Gostaria de enviar meu currículo...como faço?
    alexandrefacha@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]