Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ESG abre inscrições para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

O CAEPE 2016 terá equivalência à pós-graduação lato sensu

Brasília, 21/10/2015 – A Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), que acontecerá de fevereiro a dezembro de 2016. Consagrada como instituto de altos estudos e pesquisas no campo da segurança e defesa nacional, a ESG integra a estrutura do Ministério da Defesa.

Com a grade curricular renovada, o CAEPE terá, em 2016, equivalência à pós-graduação lato sensu, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 1, de 26 de agosto de 2015.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais para o exercício de funções de direção, assessoria e planejamento relacionadas ao processo de tomada de decisão, com ênfase na Defesa Nacional e nos interesses políticos e estratégicos do País.

O novo currículo inclui ferramentas e metodologias atuais, reunindo disciplinas como Poder Nacional, Ciência Política, Planejamento Estratégico, Análise de Riscos, Gestão de Crises, Processo Decisório, Lógica, Gestão de Projetos, Relações Internacionais e Geopolítica. O tema central de estudos será “Brasil 2035”.

Podem participar do curso profissionais dos poderes executivo, legislativo e judiciário, integrantes de instituições públicas e privadas, do meio acadêmico e militares das Forças Auxiliares.

Para os participantes do CAEPE, a experiência vivida durante a estada na Escola representa a possibilidade de explorar a realidade nacional e internacional, permitindo exercitar o olhar sobre fatos novos por diferentes ângulos, e alinhar diversos aspectos relevantes às suas atividades profissionais.

Os interessados em compor a turma CAEPE 2016 podem se inscrever até o próximo dia 13 de novembro.

Sobre a ESG

Com a finalidade de articular e consolidar conhecimentos voltados ao exercício das funções de assessoramento e planejamento da segurança nacional no âmbito do Ministério da Defesa, a Escola Superior de Guerra oferece diferentes cursos na área de defesa, como o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), o Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE), o Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados, o Curso Superior de Inteligência Estratégica e o Curso de Estado-Maior Conjunto.

Em 65 anos de história, a instituição já formou mais de oito mil especialistas em assuntos de Defesa, entre os quais ministros de Estado, senadores e deputados federais, diplomatas e oficiais-generais.

Maiores informações:
Site: www.esg.br
E-mail: asa@esg.br 
Telefones: (21) 3545-9867 / 3545-9868

Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]