Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Voos de reconhecimento russos assustam porta-aviões americano


O porta-aviões americano USS Ronald Reagan enviou caças para acompanhar um avião russo de vigilância naval que voava por região a leste da Península da Coreia.

A Sétima Flotilha da Marinha americana declarou, nesta quinta-feira, que o porta-aviões USS Ronald Reagan direcionou quatro caças após dois aviões russos Tu-142 serem avistados na região, segundo relatou o site Stars and Stripes.

Oficiais da Marinha americana comentaram e fizeram alusão à situação no Mar da China Meridional, na qual navios americanos passaram por águas internacionais, assim como os dois aviões russos voavam por espaço aéreo internacional no momento. Aviões de reconhecimento e vigilância de EUA e União Soviética costumavam ser usados durante a Guerra Fria na intenção de comprovar a ineficácia das embarcações do outro país.

"Somos a favor de qualquer país poder operar dentro de leis internacionais", disse a tenente Lauren Cole, porta-voz da Sétima Flotilha da Marinha americana.

Um oficial da Marinha dos EUA disse à agência Reuters, em condição de anonimato, que um avião russo esteve a uma milha náutica (1,852 km) do porta-aviões americano e que tanto os pilotos russos como os americanos agiram de maneira profissional.

Oficiais da Marinha americana também questionaram a segurança do voo da aeronave russas, alegando que ela desceu a uma altitude de 500 pés (152 metros) e não fez contato por rádio com o porta-aviões. 

"Nós ainda caracterizamos isso como uma distância segura. Esse tipo de interação tem precedentes", disse o comandante William Marks, porta-voz da Marinha, à Fox News.

A Marinha dos EUA conduzia exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul no momento do sobrevoo russo, mas não comentou se realizava voos a partir do deque do porta-aviões naquele instante.

Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]