Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Censipam participa da 8ª edição da Feira Internacional da Amazônia

Brasília, 13/11/2015 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, será um dos expositores na 8ª edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM). A feira é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e tem neste ano o tema “Invista no futuro. Agora”. O evento visa atrair investimentos para a região.

A programação da Feira é ampla e atinge diversos segmentos, com destaque para rodadas de negócios, espaço para exposição de novas tecnologias do Polo Industrial de Manaus (PIM), área para divulgação e comercialização de produtos regionais e jornada de seminários científicos destinados à ampliação de conhecimentos sobre problemáticas da sociedade amazônica. Neste ano, a coordenação do evento espera um público de aproximadamente 80 mil pessoas nos quatro dias de evento. A abertura oficial será no dia 18, às 17h no salão nobre do Studio 5 para autoridades e convidados. Já entre os dias 19 e 21, o público poderá visitar a feira no horário das 15h às 22h.
No estande, localizado no pavilhão principal do Studio 5, os servidores do Centro Regional de Manaus estarão preparados para atender a demanda dos visitantes. Durante os dias de realização do evento, informações sobre o Censipam serão amplamente divulgadas por meio de vídeo e folder institucionais. Também estarão expostos o radar SABER-M60, antena de comunicação via satélite (VSat) e uma Estação Meteorológica (EMS), mostrando, assim, as principais funções do Sistema de Proteção da Amazônia, que utiliza dados gerados por uma infraestrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados, instaladas na região Amazônica. Com esse aparato tecnológico, o Censipam é capaz de promover o completo monitoramento da região e produzir informações em tempo próximo ao real.

Sobre o Centro

Além da infraestrutura tecnológica, o Censipam tem na sua estrutura três Centros Regionais (Manaus, Belém e Porto Velho), e trabalha com diversos parceiros como Ibama, ICMBio, Polícia Federal, Funai, Defesas Civis, Forças Armadas, governos municipais e estaduais. Essa transversalidade faz do Censipam um moderno e inovador sistema de coleta de dados, armazenamento e tratamento de informações, que permite o funcionamento articulado e integrado das diversas instituições governamentais em todas as suas instâncias: federal, estadual e municipal. Um trabalho coordenado com vários órgãos voltados para a proteção da região e seu desenvolvimento sustentável.

“A presença do Censipam na FIAM é uma oportunidade de divulgar sua missão institucional, que é de integrar informações e gerar conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Brasileira, visando à proteção, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região, em um dos maiores eventos da região Norte de relevância nacional e internacional”, declarou o gerente regional do Censipam em Manaus, Bruno Monteiro.

Ministério da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]