Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 7 de novembro de 2015

Escola Superior de Guerra forma turma Marechal Rondon


Brasília, 06/11/2015- Nesta sexta-feira (6), foi realizada a cerimônia de formatura da 5ª edição do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE/2015) da Escola Superior de Guerra (ESG), nas dependências do Ministério da Defesa (MD) em Brasília.

Os formandos assistiram a uma palestra ministrada pelo general Carlos Roberto Pinto de Souza do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exercito (CCOMGEX) no auditório do MD. A apresentação discorreu sobre a vida, a obra e o legado do patrono da Arma de Comunicações do Exército, Marechal Rondon, que nasceu há 150 anos.

Em homenagem ao patrono do Exército, os alunos se intitularam de turma “Marechal Rondon”. Para o diretor do Campus Brasília, brigadeiro Delano Teixeira Menezes, o encerramento da turma é muito importante, porque os estagiários se tornam difusores das políticas de defesa e dos problemas da Defesa Nacional. O CSUPE contou com a participação de 48 alunos, sendo 38 civis e 10 militares.


Segundo a tradição da ESG, o instituto não possui alunos, e sim estagiários, já que eles entendem que o nível do corpo discente, que são os alunos, é o mesmo daqueles que ministram as aulas e palestras. O 5ª Curso Superior de Política e Estratégia da ESG teve como alunos profissionais de instituições e organizações; bem como oficiais superiores indicados pelas Forças Armadas.
O programa de estudo, oferecido ao longo dos últimos três meses, abordou os fundamentos da defesa, das relações internacionais e da geopolítica; a estrutura do Ministério da Defesa e das Forças Armadas; áreas de interesse estratégico para o Brasil, atuação das Forças Armadas nas ações subsidiárias, na MINUSTAH e na UNIFIL; os Projetos Estratégicos de Defesa, entre outros assuntos.

O concluinte da turma “Marechal Rondon”, Wilson Lima Junior, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), disse que o interesse pelo curso decorreu na oportunidade de uma maior aproximação na cooperação civil militar. Wilson explica que o curso foi importante para se aprofundar em temas relativos à Defesa.

Sobre os Projetos Estratégicos de Defesa, Wilson explica sobre o off set, que é um tipo de compensação comercial. “O off set é uma compensação oferecida pelo fornecedor de equipamentos de defesa ao governo brasileiro como contrapartida a uma grande compra efetuada pelo país”, esclarece. Segundo ele, atualmente a ferramenta contribui para o desenvolvimento nacional e apoia a geração de emprego e renda.

Wilson elucida ainda que o off set é usado em compras de grande vulto que exigem contrapartida comercial, tecnológica ou industrial. “Pela compra dos caças Gripen, o governo exige compensações tecnológicas da empresa sueca Saab, como o treinamento dos pilotos, a formação de engenheiros Aeronáutica, na Suécia; e a inserção do Brasil na cadeia global de valor do Gripen”, finaliza.

Pela manhã, os formandos foram homenageados com um café da manhã, que foi oferecido aos estagiários que integraram o CSUPE, ao corpo docente e às autoridades. Estiveram presentes o comandante da ESG, brigadeiro Rafael Rodrigues Filho; o diretor do Campus Brasília, brigadeiro Delano Teixeira Menezes; o assistente do Ministério das Relações Exteriores na ESG, embaixador Arthur Meyer; o coordenador do curso, coronel Paulo Roberto Laraburu, entre outras autoridades.

Ministério da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]