Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Operação Machifaro II aperfeiçoa a doutrina de combate de resistência


Itacoatiara (AM) – No período de 6 a 12 de novembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) desencadeou a Operação Machifaro II, que consistiu em um exercício de adestramento avançado com o emprego de todas as Brigadas subordinadas: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista/RR), 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira/AM), 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé/AM) e 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Porto Velho/RO).


O Exercício teve um contexto de dupla ação, com a 1ª e 2ª Brigadas representando o invasor e a 16ª e a 17ª Brigadas atuando como força de resistência. O foco era a atuação contra um invasor com poder militar incontestavelmente superior.


O CMA empregou cerca de 1.300 militares de 40 organizações militares subordinadas, além de 200 viaturas. O maior desafio na região foi o deslocamento da tropa. A 1ª Brigada deslocou-se por estrada por cerca de 1.100 km, com blindados (Cascavel e Urutu) e peças de artilharia; o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), a Companhia de Comando da 17ª Bda Inf Sl e o 17º Pelotão de Comunicações de Selva deslocaram-se por meio terrestre e aéreo; enquanto o 54º Batalhão de Infantaria de Selva deslocou-se por meio fluvial; já o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (Barcelos/AM) e as tropa da 2ª Brigada de Infantaria de Selva fizeram todo o percurso por meio fluvial, em voadeiras e na embarcação PC, com capacidade de transporte de 120 Ton de carga. As tropas enfrentaram extensos trechos de estrada de chão, pontos de alagamento, pernoites em locais isolados, travessias de pontes em estado crítico e balsas.


As operações permitiram o aperfeiçoamento da doutrina de combate de resistência das organizações militares envolvidas.

Agência Verde-Oliva
1ª Bda Inf Sl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]