Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 5 de dezembro de 2015

Ministro destaca desafios na ESG na construção do país

Brasília, 04/12/2015 - “A Escola Superior de Guerra tem o desafio de oferecer a oportunidade de alcançar o preparo intelectual exigido pela agenda Brasil”, afirmou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, durante o encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), hoje (4), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Para o ministro, “o momento de crise econômica mundial, com seus reflexos no Brasil, oferece ao país possibilidade de superação e consolidação das instituições democráticas. A criatividade, ousadia e inovação dos brasileiros apontam para novos ciclos de crescimento e desenvolvimento. Mas, para isso, precisamos de clareza e convicção de nossos objetivos. A ESG reúne e prepara a elite nacional de todos os estratos, corporações e classes, para pensar o presente e o futuro, para pensar a defesa nacional”.


A cerimônia contou com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Os formandos se intitularam Turma Destino do Brasil e escolheram por patrono o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Orador da turma, o contra-almirante fuzileiro naval Luiz Artur Rodrigues Nunes destacou que o curso aguçou o espírito crítico dos alunos. “Aprendemos a voar mais alto e enxergar mais longe. Vimos que não existem grandes ou pequenas missões, mas profissionais que são grandes ou pequenos para as missões que recebem. Estamos unidos, fortes, portanto”.

O comandante da ESG, tenente-brigadeiro do ar Rafael Rodrigues Filho, destacou a presença de alunos de outros países e a existência, durante as atividades, de “debates intensos, mas com espírito de colaboração e o desejo de construir um futuro próspero e um país soberano, com toda a grandeza dos mais altos valores que inspiram a nação”.

À mesa de honra estavam também o general de divisão Eduardo Diniz e o brigadeiro intendente Marcos Antônio Diniz Chagas. Padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do curso aos seus afilhados, e, em seguida, o representante da turma, almirante Rodrigues, e o comandante da ESG inauguraram a placa da Turma Destinos do Brasil – CAPE -2015.

Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG), criada pela Lei nº 785/49, é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

Funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.


Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]