Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Unidade de veículos não tripulados da FAB recebe novo hangar

Unidade de veículos não tripulados da FAB recebe novo hangar.

Instalações serão usadas no suporte e na manutenção das aeronaves RQ-450 e RQ-900

O Esquadrão Hórus (1°/12° GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, recebeu nesta quinta-feira (17/12) o novo hangar. A cerimônia de inauguração foi acompanhada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

As novas instalações serão usadas no suporte e manutenção das aeronaves remotamente pilotadas, RQ-450 e RQ-900, empregadas pela Força Aérea Brasileira em missões de controle aéreo avançado, posto de comunicações no ar e reconhecimento aéreo. A área construída é de quase 4 mil metros quadrados e a área total é de 18,7 mil metros quadrados, englobando acessos, pista de táxi, reservatório de contra-incêndio de alta capacidade e drenagem pluvial dos arredores.

A obra iniciada em 2013 foi conduzida pelo Quinto Serviço Regional de Engenharia (SERENG-5), que também foi responsável pela reforma do esquadrão de suprimento e manutenção da BASM. A unidade elabora projetos, realiza fiscalizações, avaliações e pareceres, além do suportes técnicos que atendem as demandas do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR).

Economia – As duas obras foram concluídas com valores abaixo do estimado. Orçadas inicialmente em pouco mais de R$ 12,5 milhões, a construção do hangar e a reforma do esquadrão de suprimento proporcionaram economia de R$80 mil aos cofres públicos. Os recursos foram redirecionados a outras obras do Comando da Aeronáutica.

“Essa economia, é fruto de um serviço de fiscalização rigoroso e comprometido que, constantemente, buscou otimizar recursos e implantar melhorias e uso de tecnologias”, afirma o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Em 2016, o SERENG-5 planeja para Base Aérea de Santa Maria a execução da construção do Parque de Oficinas e Sensores, instalação destinada a executar as atividades de manutenção dos pods skyshield, reccelite e o litening.


V COMAR / 1°/12° GAV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]