Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 9 de janeiro de 2016

Perpétua Almeida assume Secretaria de Produtos de Defesa

A solenidade de transmissão de cargo está prevista para a próxima quinta-feira (14), às 16h, no salão nobre do MD
Brasília, 07/01/2016 – A ex-deputada federal Perpétua Almeida é a nova secretária de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa. Sua nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial da União. Ela substitui Murilo Marques Barboza.

Essa é a primeira que vez que uma mulher ocupa este cargo da Seprod, que tem a função de assessorar o ministro em questões relativas à política nacional de defesa, de indústria de defesa, em ciência, tecnologia e inovação, na criação de novos produtos, entre outras atribuições.

Perpétua está no Ministério da Defesa desde o ano passado, quando assumiu a função de assessora especial do gabinete do ministro. Em 2002, a acreana se elegeu para a Câmara dos Deputados, sendo reeleita em dois pleitos seguidos: 2006 e 2010. Perpétua também exerceu o mandato de vereadora em Rio Branco, para o qual foi eleita em 2000.

Na Câmara, ela teve atuação destacada na defesa da soberania nacional, no fortalecimento das Forças Armadas, na proteção das fronteiras brasileiras e no incentivo à indústria nacional de defesa. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Em 2013, criou e presidiu, por dois anos consecutivos, a Subcomissão de Projetos Estratégicos das Forças Armadas.

Nos dois últimos anos, a nova secretária recebeu das Forças Armadas diversas condecorações. As premiações foram concedidas pelo relevante trabalho da parlamentar em favor das regiões fronteiriças, proteção da Amazônia e defesa da segurança nacional. Foi ainda líder da bancada do Acre, presidente da Comissão Especial de Políticas de Enfrentamento a Desastres, que criou o Marco Regulatório da Defesa Civil.

Perpétua também coordenou a participação do parlamento brasileiro na Rio+20 e criou o "Arboreto das Nações" onde cada embaixada, presente no Brasil, plantou uma árvore simbolizando a união e o compromisso de cada embaixador (a) com o Brasil.

Nascida no seringal Cruzeiro do Vale (atualmente município de Porto Walter), no estado do Acre, a secretária entrou para o convento das irmãs Dominicanas, em Cruzeiro do Sul (AC), aos 14 anos. Já adulta, deu continuidade às causas sociais que aprendeu na Igreja, nas ações da militância política. Participou de vários movimentos sociais como as pastorais da juventude e associações de moradores.

Ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, várias associações de moradores e presidiu, por dois mandatos, o Sindicato dos Bancários do Acre.

A solenidade de transmissão de cargo está prevista para a próxima quinta-feira (14), às 16h, no salão nobre do MD.


Ministério da Defesa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]