O navio-patrulha oceânico « L’Adroit » tem capacidade de cumprir todas
as missões que incumbem a um navio-patrulha : vigilância marítima, proteção da
ZEE /aproximações marítimas, luta contra a imigração clandestina, policiamento
das pescas, luta contra os tráficos ilícitos (NARCOPS/NARCÓTICOS) e contra a
pirataria, emprego de forças especiais (locais específicos e alojamentos
disponíveis para até 27 passageiros), remoção de nacionais.
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Navio aeródromo para helicópteros sem meios de manutenção
embarque/desembarque até helicóptero da classe 10t (NH90, Super PUMA)
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Navio inovador em numerosas áreas de atuação (sistema de lançamento na
água das embarcações, convés 360°, mastro fixo único, tripulação reduzida (32
tripulantes) ….). Ele permite alimentar as reflexões do alto comando sobre
capacidades no âmbito do programa BATSIMAR (acrônimo : Navios de Vigilância e
de Aproximações Marítimas). Trata-se de uma plataforma de testes dos
equipamentos e novos conceitos.
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Drone CAMCOPTER S100 (Schiebel)
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Único navio da Marinha nacional francesa atualmente apto a fazer
funcionar um drone S-100 (Schiebel), « L’Adroit » permitiu experimentar SERVAL
cujo objetivo era definir as características do futuro sistema de drone tático
da Marinha nacional francesa e elaborar seu conceito de emprego.
Doravante totalmente fiabilizado conforme o atesta sua capacidade
notável de disponibilidade, « L’Adroit » navegou principalmente no arco da
crise, além do estreito de Malaca e no mar da China, ou ainda no Golfo da
Guiné.
Totalizando 530 dias de missões, foi integrado em CTF150, em missão
contra pirataria ATALANTA ou ainda em missões de vigilância marítima e de
policiamento das pescas no canal do Moçambique ou no mar Mediterrâneo (missão «
Thon Rouge » (Atum vermelho).
Ao final de quatro anos de utilização pela Marinha nacional francesa, o
navio está presente em combat proven, apresentando-se como vitrine da DCNS
voltada para a exportação das corvetas do tipo « Gowind » para as quais
contratos já foram efetivados com o Egito e em particular com a Malásia, após a
passagem do navio-patrulha .
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Dimensões.
Comprimento : 87 m
Boca : 11,7 m
Deslocamento : 1500 t
Calado : 3,2 m
Altura acima
da linha de água: XX m
Raio de Ação
Raio de Ação
Meios de coleta de
dados/informação.
Rádar de vigilância
combinada ar/superfície : SCANTER 4102
Rádar de vigilância
superfície SCANTER 6002
Dois rádares de
navegação THEMYS
Guerra eletrônica
THALES (interceptor rádio, possibilidade interceptor rádar)
Vigilância
ótica/infravermelha : EOMS NG e FLIR Sistema de combate POLARIS / ligação de
dados táticos (L11) / ADS-B / warship AIS
Capacidade de recepção
de uma célula de reforço SIC (testada e validada em operações)
Meios de comunicação.
Satélite : Inmarsat, Syracuse
III ;
Acesso às redes IP :
Internet, Intradef, Intraced (SIC 21) ;
Rádio : 1 V/UHF, 2 UHF,
2 HF, 2 VHF Marine, 1 VHF AERO, 1 PR4G, L11.
Meios de ação Zodiac
90CV - 08 lugares
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Zodiac Hurricane 935 10 lugares - 45nós Equipado com rádar, optrônico
TV/IR dia/noite,
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Zodiac Hurricane 780 06 lugares - 30nos
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Consulado
Geral da França no Rio de Janeiro
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