Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Árabes visitam a sede do Projeto Piloto SISFRON

No dia 12 de fevereiro, o Ministro da Defesa, Aldo Rabelo, acompanhado de uma comitiva de embaixadores árabes visitou a sede do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), em Dourados, Mato Grosso do Sul.


A comitiva contou com dezoito embaixadores e diplomatas da Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbano, Líbia, Liga Árabe, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Sudão e Tunísia.



A visita teve como objetivo estreitar laços de amizade e cooperação no campo de defesa entre o Brasil e os países de origem árabe. A atividade aconteceu na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (C Mec), onde os visitantes puderam conhecer o projeto piloto do SISFRON.

Os membros da comitiva árabe ouviram uma explanação feita pelo General Matsuda, Comandante da 4ª Brigada C Mec, que falou sobre a extensão da fronteira brasileira, com quase 17 mil Km, e como o Sistema Integrado tem sido aplicado na proteção dessas fronteiras.


Depois foi feita uma demonstração operacional do Projeto, na qual foi mostrada a estrutura e funcionamento tecnológico do Sistema. Por meio dos Centros de Comando e Controle, a comitiva pode acompanhar demonstrações em tempo real nas faixas de fronteira. “Os resultados alcançados até agora, com o projeto piloto SISFRON, são muito positivos”, afirmou o Gen Matsuda.


O General Etchegoyen, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), falou do caráter interagências do Projeto SISFRON. “O projeto promove conhecimento para diversos órgãos envolvidos na Defesa, Segurança Pública ou órgão de fiscalização do Estado. Na verdade, o SISFRON é um grande projeto do Estado, conduzido pelo Exército Brasileiro”, explicou.

Ao final da visita, a comitiva acompanhou uma demonstração dos materiais usados no Projeto SISFRON, como por exemplo, viaturas, radares, rádios, entre outros.

DDe acordo com o Presidente da Liga Árabe, o Sr. Imbrahim Mohamed Khalil Alzeben, a impressão que ele teve do projeto SISFRON foi muito positiva e espera levar essa tecnologia para o seu país.

EEstiveram Também presentes na 4ª Brigada C Mec, o Gen Menandro , Chefe de Assuntos Estratégicos, Gen Paulo Humberto, Comandante Militar do Oeste (CMO), militares e convidados.


Escritório de Projetos do Exército (EPEx) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]