Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Força-Tarefa Marítima da UNIFIL tem novo Comandante brasileiro

Dando continuidade à liderança brasileira na Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (United Nations Interim Force in Lebanon – UNIFIL), assumiu o comando daquela Força, em 26 de fevereiro, o Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, substituindo o Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil, que esteve por um ano à frente da FTM.


A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu a bordo do capitânia, a Corveta “Barroso”, atracada no porto de Beirute, no Líbano, e foi presidida pelo Force Commander da UNIFIL, General de Divisão Luciano Portolano, do Exército da Itália, contando com as presenças do Embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Kadri, do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos e do Comandante da Marinha do Líbano, Contra-Almirante Majed Alwan, além de outras autoridades locais e representantes dos países componentes da Missão.


A UNIFIL, criada em 1978, é a única Missão de Paz da ONU que conta com um componente naval, a FTM, estabelecida a partir de 2006, com as tarefas de impedir a entrada no território do Líbano, por via marítima, de armamento não autorizado e apoiar o adestramento da Marinha daquele país.

O Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa em fevereiro de 2011 e, a partir de novembro daquele mesmo ano, passou a enviar regularmente navios para atuarem como seu capitânia. Assim, a cerimônia realizada na “Barroso” marcou também os cinco anos de protagonismo ininterrupto da Marinha do Brasil à frente do braço marítimo da UNIFIL. Além do capitânia brasileiro, a FTM conta com um Estado-Maior multinacional e mais seis navios, de cinco países: Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia.


Marinha do Brasil   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]