Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

OTAN irá ampliar capacidades militares no mar Negro

A OTAN continuará reforçar a sua presença na região do mar Negro, disse na quarta-feira (10) o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na reunião de ministros de membros da OTAN em Bruxelas.

“Será assim que agiremos no processo de aumentar a nossa presença de vanguarda, assegurar a capacidade de reforçar as nossas forças e meios e realizar observação e reconhecimento nesta região”, disse Stoltenberg aos jornalistas.

Mais cedo, Stoltenberg tinha dito que na reunião os ministros da Defesa dos países-membros da OTAN pretendiam aprovar um plano para reforçar a presença militar da aliança na Europa Oriental. Segundo Stoltenberg, uma contenção eficiente e defesa exigem uma presença de frente de tropas aliadas bem como a nossa capacidade de assegurar a sua consolidação rápida.

“É o melhor modo de contenção ao falarmos de segurança em condições alteradas”, disse Stoltenberg aos jornalistas.
Espera-se que os ministros da OTAN se manifestem a favor de renovar a parceria entre a Rússia e a aliança.

Em janeiro tornou-se conhecido que a Ucrânia, que aspira a entrar na OTAN, e a Turquia que já faz parte da aliança começaram a desenvolver a cooperação militar bilateral. Segundo o secretário de Defesa Nacional e do Conselho de Defesa da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, Kiev e Ancara têm uma oportunidade histórica de juntar os seus recursos políticos, diplomáticos, militares, técnicos e econômicos para preservar de forma eficiente o equilíbrio de poder no mar Negro.


Sputnik News   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]