Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sistema Pacificador que será utilizado nas Olimpíadas é apresentado no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, militares integrantes do Coordenador-Geral de Defesa de Área (CGDA) do Rio de Janeiro foram apresentados ao Pacificador, um sistema de comando e controle que auxiliará na atualização de informações durante os jogos olímpicos de 2016.


Segundo o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste (CML), General de Brigada Antônio Carlos De Souza, “o software aumenta a velocidade com que as informações chegam ao decisor, permitindo o acompanhamento de todas as ações, sete dias da semana, 24 horas por dia”. O sistema abastecerá o Centro de Comando e Controle durante os jogos olímpicos deste ano.


Durante a apresentação, um exercício foi realizado junto ao Centro de Coordenação Setorial da Barra (CDS/BARRA), instalado no Instituto de Radioproteção e Dosimetria do Rio de Janeiro, para demonstrar o funcionamento do sistema através da identificação de segurança do militar, permitindo a rápida confecção da matriz de sincronização e a consequente troca de informações.

Coordenador-Geral de Defesa de Área


O Coordenador-Geral de Defesa de Área (CGDA) tem a missão de acompanhar, em tempo real, as ações de defesa e segurança previstas para as Olimpíadas Rio 2016 por meio de equipamentos e programas de informática de última geração. Dessa forma, os responsáveis poderão tomar decisões, organizar e orientar todas as atividades. O CGDA foi criado para atuar diretamente na proteção de estruturas estratégicas (como sistemas de abastecimento de água, de energia elétrica, de energia nuclear, dentre outras) e como força de contingência, em casos de crise durante os Jogos.

O Comandante Militar do Leste, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, é o coordenador de toda essa estrutura, constituída por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, e distribuída em quatro CDS: Deodoro, Barra, Copacabana e Maracanã.


“Agência Verde-Oliva”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]