Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Vinícius Domingues Cavalcante - Precisamos nos precaver contra o terrorismo!

Aqui no Brasil temos o hábito de só colocar a tranca depois da porta arrombada. É do brasileiro; e se nós estávamos achando que o garoto que pichou o Relógio da Central do Brasil (em meados de fevereiro) nos prestou um serviço ao nos alertar quanto a nossa vulnerabilidade em face de ações potenciais de terrorismo, o que dizer desse passeio de um russo numa das Maravilhas do Mundo Moderno, a qual acumula o mérito de ser um dos maiores símbolos da cristandade.

video
                                                     VIDEOS DA INTERNET
Será que ele fez isso pra fertilizar a mente dos radicais do Estado Islâmico?

Eu não sei se ele agiu sozinho ou se teve apoio de algum brasileiro que teria intermediado a sua intrusão e facilitado ($$$) sua permanência detectado; contudo, ao colocar essas imagens na rede mundial de computadores ele criou mais uma dor de cabeças para os brasileiros encarregados da segurança anti-terror...

Ainda bem que não se trata de um filme de propaganda do Estado Islâmico...

Agora que o vídeo tá sendo usado nos nossos estágios de conscientização de segurança frente ao risco de terrorismo, tem tudo para bomba na net...

A ninguém faculta questionar a necessidade ou a validade de treinamentos que conscientizem os cidadãos frente a tais ameaças, contudo não entendemos a razão de só estarmos implementando isso agora, faltando seis meses para os jogos!

Há quanto tempo sabemos que vamos sediar os jogos e por que só tomarmos a iniciativa de conscientizar os cidadãos agora?

Será que nossas chances de prevenir as ocorrências adversas do terrorismo (principalmente no caso do terrorismo internacional) não melhorariam se houvéssemos ativado mais um dos componentes de nossa defesa o mais cedo possível?

Será que alguém se ilude acreditando que atentados são preparados de véspera?

Num país onde a criminalidade dispõe de tanta quantidade de explosivos comerciais e armamentos militares; num país onde o policiamento das fronteiras é pouco mais do que simbólico; num país que se dispõe a liberar a necessidade de vistos para os visitantes às vésperas das Olimpíadas e onde terroristas internacionais não teriam dificuldade de contrabandear ou adquirir todos os meios de que necessitam para a execução de um atentado, nossa população já deveria estar sendo conscientizada em cursos assim, há muito tempo!


VINICIUS DOMINGUES CAVALCANTE, CPP, o autor, é Consultor em segurança certificado pela American Society for Industrial Security,membro do Conselho de segurança da Associação Comercial do Rio de Janeiro e Diretor da Associação Brasileira de profissionais de Segurança – ABSEG – no Rio de Janeiro.


E-mail: vdcsecurity@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]