Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 9 de março de 2016

Kim Jong-Un diz que Coreia do Norte miniaturizou ogivas nucleares

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apareceu em fotos ao lado do que seria uma maquete de uma ogiva nuclear(KCNA/Reuters)
Veja.com/Mundo 
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, anunciou que seus cientistas conseguiram miniaturizar com êxito ogivas nucleares que podem ser colocadas em mísseis balísticos e, assim, conseguir uma "verdadeira" dissuasão, informou a agência oficial de notícias KCNA do país nesta quarta-feira.


"As ogivas nucleares foram padronizadas para serem colocadas em mísseis balísticos, graças a sua miniaturização", destacou Kim, durante uma reunião com especialistas e técnicos nucleares, relatou a agência. "Isso pode ser chamado de um verdadeiro elemento de dissuasão nuclear", disse Kim, ainda de acordo com a KCNA.

A informação sobre as ogivas nucleares foi divulgada um dia depois de Pyongyang ameaçar EUA e Coreia do Sul com um "ataque nuclear preventivo", em resposta às manobras militares iniciadas por esses países na segunda.

Os especialistas se dividem sobre a possibilidade da Coreia do Norte ser realmente capaz de miniaturizar suas armas nucleares para conseguir colocá-las nas ogivas de seus mísseis. Vários oficiais americanos de alta patente acreditam que isso é possível.

As maiores dúvidas recaem sobre a principal capacidade do regime norte-coreano para poder dirigir mísseis balísticos no reingresso na atmosfera, algo indispensável caso queira lançar um ataque contra o território continental americano.

Em janeiro, a Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso o primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio, muito mais potente que a atômica. A ação, seguida do lançamento de um foguete, resultou em um amplo pacote de sanções imposto pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), as mais severas em vinte anos.


(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]