Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 21 de março de 2016

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica

Brasília, 21/03/2016 – Comemora-se nesta sexta-feira (25) o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer o suporte necessário para a atividade-fim da Força Aérea Brasileira. A data foi celebrada nesta segunda-feira (21), em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília, com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e de 163 homens e mulheres, civis e militares das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) que foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

A condecoração leva o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação, com trabalhos no campo da aeroestação, e que representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha foi criada em julho de 1971 e é uma distinção concedida aos militares e civis pelos destacados serviços prestados à Força Aérea.


Em discurso, o ministro Aldo Rebelo ressaltou que os especialistas constituem parte insubstituível do projeto de defesa aérea e aeroespacial. "O dia é comemorado com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, um grande brasileiro, herói da nossa pátria, pioneiro nas invenções áereas e que fez um balão sustentar-se ao ar, no início do século 18, em Lisboa, e que foi escolhido para homenagear o Dia do Especialista de Aeronáutica", comentou.

A Ordem do Dia, do comandante-geral de Apoio, brigadeiro Dirceu Tondolo Nôro, foi lida durante a solenidade e destacou as 28 áreas em que atua o Especialista de Aeronáutica. "É a esses homens e mulheres que o dia 25 de março é dedicado, como forma de reconhecer um trabalho que, assim como a sustentação, é invisível, mas forte o suficiente para fazer voar nossa Força Aérea e realizar grandes feitos na paz ou na guerra", disse, na mensagem, o brigadeiro Dirceu Nôro. Ao final da cerimônia, integrantes da Força Aérea Brasileira desfilaram ao som do dobrado "Asas de Prata" e da Canção do Especialista.

Também participaram da solenidade o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior; o comandante do VI Comando Aéreo Regional, brigadeiro Rogério Gammerdinger Veras; além do secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Franciscangelis Neto; e do comandante da Base Aérea de Brasília, coronel-aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. O evento foi prestigiado ainda por oficiais-generais do Alto Comando da Aeronáutica, além de outras autoridades civis e militares.

Dia do Especialista de Aeronáutica

O dia 25 de março é a data para homenagear esses profissionais, porque lembra a criação da Escola de Especialista de Aeronáutica, em 1941, apenas dois meses depois do nascimento da Força Aérea Brasileira.

O Especialista da Aeronáutica representa 30% do efetivo da FAB. A formação dos especialistas dura de seis meses a dois anos. Há militares que atuam como membros de esquadrões aéreos e tripulantes de aeronaves, a exemplo dos especialistas em armamento, fotointeligência e mecânica de aeronaves. O suporte às atividades aéreas envolve ainda as especialidades de equipamento de voo, estrutura e pintura, eletricidade e instrumentos, eletromecânica e bombeiro aeronáutico.


Ministério da Defesa   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]