Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 25 de março de 2016

Presos na Alemanha suspeitos ligados a terror em Bruxelas

Polícia prende no oeste alemão dois homens com possíveis conexões com os terroristas responsáveis por atentados em Bruxelas. Um dos detidos teria enviado mensagens de texto suspeitas na hora dos ataques.

Segundo reportagem da revista alemã Der Spiegel desta sexta-feira (25/03), uma tropa especial da polícia alemã prendeu na noite de quinta-feira, durante uma operação de busca em Düsseldorf, Samir E., membro conhecido da cena salafista local.

Os policiais estão agora investigando se ele tem conexões com Ibrahim e Khalid El Bakraoui, os irmãos acusados de realizar os ataques a bomba, que mataram mais de 30 pessoas e feriram mais de 300 em Bruxelas, na última terça-feira.

De acordo com a Spiegel, Samir E. foi preso pelas autoridades turcas perto da fronteira com a Síria em meados de 2015, da mesma forma que Khalid, o irmão que atacou a estação de metrô Maelbeek na capital belga.

As autoridades turcas suspeitaram que os dois homens queriam lutar – ou já teriam lutado – ao lado dos jihadistas na Síria. Ambos foram deportados no mesmo voo para Amsterdã, onde eles haviam iniciado a sua viagem para a Turquia. As autoridades de segurança estão investigando até onde os dois se conheciam ou se eles haviam planejado viajar juntos.

Um porta-voz do Ministério Público de Düsseldorf confirmou a prisão nesta sexta-feira, mas ressaltou que não havia "nenhuma evidência confiável neste estágio [das investigações] de que um ataque estava sendo planejado."

Texto suspeito

A polícia federal alemã também anunciou a prisão de outro homem na cidade de Giessen, perto de Frankfurt, na última quarta-feira.

Segundo a Spiegel, as autoridades encontraram duas mensagens de texto suspeitas no celular do suspeito, enviadas no dia dos atentados em Bruxelas. A primeira mensagem mencionava o nome de Khalid El Bakraoui. A segunda continha somente a palavra fin (fim, em francês) e foi enviada às 9h08.

Na terça-feira, foram registradas duas explosões no Aeroporto de Bruxelas, pouco depois das 8h (hora local), enquanto a detonação no metrô aconteceu cerca de uma hora mais tarde, às 9h11 (hora local).

Autoridades por toda a Europa estão em alerta depois dos atentados. Na Bélgica, a polícia afirmou ter prendido seis suspeitos em operações de busca na noite de sexta-feira, enquanto na França, as autoridades disseram ter detido um homem que, provavelmente, estaria preparando um atentado terrorista em Paris.


Deutsche Welle  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]