Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 7 de abril de 2016

CAADEx adestra militares da Aeronáutica

Rio de Janeiro (RJ) – Desde o dia 28 de março, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro está realizando um adestramento no Centro de Avaliação do Adestramento do Exército (CAADEx).



O treinamento é direcionado a atividades práticas. Na pista de combate a localidade, os militares descobrem que o inimigo é real e que ele mata. O grupo carrega sensores no colete, que percebem o laser disparado pela arma inimiga e avisa, com uma mensagem sonora emitida por um dispositivo adaptado ao colete, quando o militar é atingido. Dependendo do local do impacto, a voz especifica a gravidade do ferido: leve, grave ou morto. “A gente pode sair daquela coisa do tiro de festim e verificar como está o adestramento da nossa tropa. O bom, também, é que ainda dá para absorver um pouco da experiência do Exército, que tem muita”, ressaltou o Aspirante R. Ferreira, que fez pela primeira vez o treinamento.


A progressão na pista é acompanhada por um computador, que alcança uma distância de até três quilômetros. Essa transmissão é feita via rádio instalado no colete, junto com um GPS. Com essa tecnologia, é possível gravar toda a ação e depois discutir os erros e acertos cometidos pelos militares durante o exercício.

Apesar de abrir espaço para outras tropas, este ano o trabalho do CAADEx está mais focado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tendo iniciado os treinamentos no final de março. Cerca de seis mil militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Pára-quedista e do Comando de Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército irão ser avaliados na troca de carregadores de armamento durante o combate, no reflexo, na percepção de ameaças e no combate direto na pista. O adestramento dessas Unidades irá até junho.


CAADEx 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]