Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 5 de abril de 2016

Dilma e Aldo visitam o cargueiro KC-390, o maior do país

Brasília, 05/04/2016 – O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e a presidenta Dilma Rousseff visitaram o mais novo avião cargueiro projetado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390, nesta terça-feira (5). "Esse avião é resultado de todo o esforço da engenharia e da inovação que a Embraer empregou na aviação militar”, disse o ministro.

Para a presidenta Dilma, o desenvolvimento desta aeronave pode ser considerado um momento singular, que trará mais capacidade estratégica ao país. “É um avião que tem um significado bastante importante, além do fato de ser único neste gênero, portanto, também vai propiciar ao país divisas em moedas estrangeiras, na medida em que ele, de fato, é um produto extremamente robusto e com grande capacidade estratégica”, afirmou, durante a visita, na Base Aérea.

“Então é um feito, sem sombra de dúvidas, da engenharia nacional, da empresa Embraer, que é uma empresa que estruturou esse produto e também articulou um conjunto de empresas brasileiras que participaram do seu desenvolvimento e que participarão da sua execução”, ressaltou a presidenta.


O cargueiro está sendo fabricado pela Embraer, com a participação da Argentina, Portugal e República Tcheca. O Embraer KC-390 é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, busca e resgate, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. O contrato com a FAB é da ordem de R$ 7,2 bilhões e vai gerar 8,5 mil empregos na fase de desenvolvimento da aeronave.

O novo avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h) e de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa de carga.

“O KC-390 se apresenta como o mais moderno avião de transporte e também um avião multipropósito, pois pode ser convertido em avião hospital, pode ser usado para combate a incêndio, reabastecimento de caça, embora a finalidade dele seja servir primeiramente como avião de transporte”, afirmou Aldo Rebelo.

Para o ministro, é fundamental que se fortaleça e se valorize a indústria de defesa nacional. “Além do desenvolvimento desse avião no Brasil, em uma empresa brasileira, a Embraer, nós já temos a participação de outros países de integrar o esforço de construção do KC-390”, disse, destacando que um dos dois aviões já construídos está com quase 200 horas de voo em teste.

“O empenho da engenharia na construção dos caças e nas construções dos aviões de transporte e passageiros resultou nesse avião moderno, que já é olhado com muito interesse por todo mundo. Podemos dizer que a Embraer é um orgulho da engenharia nacional e esse avião é o orgulho da engenharia da Embraer”, finalizou o ministro Aldo Rebelo.

Estiveram presentes no evento, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato; o presidente da Embraer, Jackson Schneider; o diretor do Programa KC-390 da Embraer, Paulo Gastão Silva; e o vice-presidente de estratégia e relações institucionais da Embraer, Nelson Salgado.

Por Ten Fayga

Ministério da Defesa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]