Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 5 de abril de 2016

Memorando de Entendimento preserva Guerra da Tríplice Aliança

Assunção, 04/04/2016 – Os ministros da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, e do Paraguai, Diógenes Martínez, assinaram nesta segunda-feira um memorando de entendimento e cooperação para a preservação da memória da Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida entre os anos de 1864 e 1870.

O memorando prevê a catalogação de documentos referentes à Guerra que estão em poder do Brasil e do Paraguai, e, também, os que possam estar em outros países. O material deverá ser digitalizado, restaurado e protegido.

Aldo Rebelo destacou a importância dessa cooperação para ampliar o conhecimento sobre esse fato histórico. “Nós queremos que a memória da Guerra seja conhecida por todos, e isso só é possível com a abertura dos documentos para pesquisadores de todo o mundo”, afirmou.

“Preservar a memória, é preservar a história dos nossos países, dos nossos povos, valorizar o papel dos soldados que se sacrificaram defendendo a sua pátria”, completou o ministro.

Outra medida prevista pelo memorando é a preservação dos sítios históricos para evitar que eles sejam degradados com o tempo. Além disso, os dois países também se comprometeram a preservar os equipamentos militares e civis que foram usados durante a Guerra. Além de armas e embarcações, a ideia é resgatar materiais que eram utilizados no dia a dia dos militares envolvidos no conflito, como utensílios de cozinha, por exemplo.

Para Diógenes Martinez, ministro da Defesa do Paraguai, a assinatura do memorando poderá, também, ampliar o turismo histórico e levar desenvolvimento para as regiões que foram palco da Guerra do Paraguai, como também ficou conhecida a Guerra da Tríplice Aliança. “Simboliza uma possibilidade dar conhecimento real do que ocorreu entre os nossos países”, disse Martinez.


Ministério da Defesa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]