Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Exercício de Operações Aeromóveis adestra tropas de Operações Especiais para os Jogos Rio 2016



Brasília (DF) – O Comando Militar do Planalto (CMP) conduziu, no período de 16 a 18 de maio, um adestramento de Operações Aeromóveis para militares e integrantes de instituições que serão empregados na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Participaram do treinamento integrantes do Comando de Operações Especiais (CopEsp), do Exército Brasileiro; do Departamento de Operações Especiais (DOE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF); e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).


O exercício, realizado na área das instalações do CMP e em locais de interesse na cidade de Brasília, teve por objetivos o adestramento em Operações Aeromóveis e o fortalecimento da integração entre os órgãos envolvidos, buscando a interoperabilidade nas atividades de operações e de segurança. “O trabalho interagências é fundamental para o sucesso de uma Operação como a da segurança dos Jogos Rio 2016, desde o preparo até o emprego”, ressaltou o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Cesar Leme Justo.

Durante o exercício, foram realizados reconhecimentos aeromóveis de itinerário e locais importantes para a segurança, bem como a prática de técnicas: pouso de assalto; fast rope (descida rápida com utilização de corda especial); rapel e desembarque pairado, incluindo a prática de combate e enfrentamento do terror em um Shopping Center da cidade.


“O exercício foi muito importante, na medida em que foi possível ser feita uma padronização de procedimentos, deixando as equipes em condições de atuarem juntas e de forma eficaz”, destacou o Agente Luiz Gaspar do DOE da PCDF.

Para o exercício, foram disponibilizadas três aeronaves, sendo dois Helicópteros de Manobra (HM-1) Pantera e um Helicóptero de Assalto (HA-1) Fenech, do 3o Batalhão de Aviação do Exército (3o BAvEx), sediado em Campo Grande/MS, em um total de quinze horas de voo para o adestramento das equipes.

Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]