Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 7 de junho de 2016

UE quer que ONU aprove operação naval para controlar embargo de armas imposto à Líbia



A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, pediu hoje à ONU que aprove uma operação naval europeia para controlar a aplicação do embargo de venda de armas à Líbia, imposto em 2011.

A Alta Representante da UE para Política Externa e de Segurança sugeriu ao Conselho de Segurança da ONU a adoção de uma resolução, que está atualmente em discussão, que autorize a operação Sophia no alto mar ao largo da costa da Líbia, com vista a «aplicar o embargo da ONU sobre armas».

O Conselho de Segurança da ONU, constituído por 15 países, deverá começar a debater nos próximos dias um projeto de resolução desenvolvido pela França e pelo Reino Unido. Se o texto for adotado, forças navais europeias vão poder intercetar em alto mar embarcações suspeitas de transportarem armas para a Líbia, sem necessitarem de consentimento dos países de origem dessas embarcações.

A operação Sophia é limitada ao mar e pretende lutar contra o contrabando de armas, mas, para atuar nas águas que pertencem à Líbia, será necessário o acordo das autoridades do país.

A maior parte das armas que entram na Líbia são destinadas a grupos armados de oposição e milícias. A violência armada motiva milhares de habitantes a tentar atravessar o mar, arriscando as vidas.

Além da implementação do embargo, a União Europeia quer treinar a guarda costeira líbia, com um acordo bilateral.

Vitali Tchourkine, embaixador da Rússia na ONU, disse aos jornalistas que o país não se opõe ao projeto de resolução, mas tem «preocupações». Moscovo quer garantir que a ONU não possa ser acusada de tomar partidos na Líbia. Para o diplomata russo, «a prioridade número um na Líbia é colocar no seu lugar as autoridades adequadas».

Redação com Agência. África 21 Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]