Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 21 de junho de 2016

Vídeo - Navio nuclear russo é o maior e mais poderoso quebra-gelo do mundo



Por Nilton Kleina

Rússia inaugurou na última semana um novo projeto de navio que ainda vai demorar para de fato operar, mas desde já ostenta dois títulos: trata-se do maior e mais poderoso do mundo na categoria de quebra-gelos.


Essa embarcação se chama Arktika e é movida usando dois reatores de energia nuclear. 

video

Os "quebra-gelos" contam com uma proa personalizada feita para navegar em águas congeladas e cortar o gelo à frente, abrindo caminho para ele mesmo e outros navios ou barcos. No caso desse gigante, pedras de até 3 metros de espessura de puro gelo podem ser cortadas facilmente. Um helicóptero acoplado no convés pode ser usado como uma espécie de "batedor", sendo enviado para verificar como estão as águas mais para frente do trajeto.


O Artktika será usado para abrir caminho para outros navios na costa gelada da Rússia, especialmente servindo de escolta para petroleiros que saem do país para toda a Ásia e a região do Pacífico.

Sobre o gigante


O navio tem 173 metros de comprimento e 34 metros de largura. A capacidade de transporte é de 33 mil toneladas e 75 membros de tripulação são necessários para fazer tudo funcionar. Mas não é só a grandiosidade que impressiona: a pintura dele é feita com base nas cores da bandeira nacional, em vermelho, azul e branco.

O projeto custou 122 bilhões de rublos, ou R$ 6,4 bilhões, e só deve entrar mesmo em operação como quebra-gelo no fim de 2017.
Fonte(s)

TASS via Tecmundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]