Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Exército assina termo de cooperação para 1ª Escola de Instrução Militar de Ensino Superior do País



Brasília (DF) – O serviço militar obrigatório é uma das formas de acesso para a cidadania, que nem todos os jovens brasileiros têm a oportunidade de alcançar. Com a finalidade de transformar essa realidade, o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), da Diretoria do Serviço Militar e da 11ª Região Militar, assinou um termo de cooperação com o Grupo Projeção para o funcionamento da primeira Escola de Instrução Militar (EsIM) de Ensino Superior. A partir de agosto deste ano, cerca de 50 alunos da Faculdade Projeção receberão instrução militar, concomitantemente com a formação acadêmica. O termo foi assinado em 18 de julho, na sede do estabelecimento de ensino, em Taguatinga (DF).


Segundo o Chefe do DGP, General de Exército Francisco Carlos Modesto, esse acordo atende a uma determinação do Comando do Exército, no sentido de inserir, cada vez mais, a Força Terrestre em diferentes setores da sociedade.


As instruções militares da EsIM serão realizadas nas dependências da própria Faculdade, que conta com ginásio coberto, quadra poliesportiva aberta, salas de aula, biblioteca e auditório. Essa infraestrutura será utilizada tanto pelos universitários quanto pelos instrutores e monitores do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, Unidade responsável pelas instruções.


O Chefe do DGP, ao término da cerimônia de assinatura do convênio, orientou os responsáveis pela primeira formação militar dos universitários: “Tão importante quanto apresentar os conteúdos das instruções militares, é que vocês compartilhem suas experiências na caserna e mostrem como o Exército é uma instituição humana, relacionada a nobres valores e moderna”.

O presidente do Grupo Projeção, Professor Oswaldo Luiz Saenger, colocou a Faculdade à disposição do Exército. “Tenho certeza de que estamos vivendo um momento marcante, tanto para o Grupo Projeção, que possui apenas quatro décadas de existência, quanto para o Exército, que é uma instituição centenária. Estamos à disposição e prontos para esse desafio, para vivermos este novo momento”, discursou o Prof Saenger.

A Escola de Instrução Militar

A primeira EsIM de Ensino Superior permitirá que universitários regularizem sua situação com o serviço militar obrigatório após 200 horas de instrução militar voltada para uma formação cidadã. Atualmente, existem três EsIM de Ensino Médio: uma na Fundação Bradesco, em São Paulo (SP); uma no Colégio La Salle, em Manaus (AM); e uma no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS). Esse modelo de sucesso, agora chega a uma instituição de Ensino Superior, a Faculdade Projeção, no Distrito Federal.

Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]