Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Marinha simula ação contra ataque terrorista nas barcas no Rio de Janeiro


Comandos Anfíbios em incursão à Barca Rio-Niterói, desembarcando por meio de Fast Rope

Faltando 15 dias para o início das olimpíadas, a Marinha do Brasil realizou uma ação simulada contra o sequestro de uma embarcação de passageiros da empresa CCR Barcas, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O treinamento, coordenado pelo Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana, aconteceu na tarde de ontem (21) e foi acompanhado pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann. O exercício visa à segurança da população durante a realização dos Jogos Rio-2016.

Cerca de 200 militares participaram da ação atuando como passageiros e tripulantes da barca. A embarcação saiu do terminal da Praça XV com destino à estação Araribóia, em Niterói (RJ), e durante o percurso foi tomada por sequestradores nos arredores da praia de Boa Viagem, próximo à Niterói. Para retomar a embarcação e libertar os reféns, a Marinha do Brasil empregou equipes de negociadores e de operações especiais, infiltradas por uma lancha e um helicóptero. Além de dominar os sequestradores, houve a desativação de um artefato explosivo, detectado por um cão farejador.

Meios do GT Marítimo durante simulação de terrorismo na barca Rio-Niterói
Participaram do exercício, militares do Centro de Coordenação Tática Integrado (que conta com Comandos Anfíbios, Mergulhadores de Combate, Equipes de Desativação de Artefatos Explosivos e Negociadores - todos voltados para o enfrentamento do terrorismo), além dos seguintes meios, que fazem parte do Grupo-Tarefa Marítimo: Navio de Patrulha Oceânico “Amazonas”, Aviso de Patrulha, Lanchas de Assalto “Hurricane”, Lanchas de Casco Semirrígido, um helicóptero UH-15 cougar, um helicóptero UH-12 esquilo, um helicóptero Bell Jet Ranger e duas Embarcações de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM).

Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]