Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ESQUADRÃO HS-1 REALIZA RESGATE REAL NOTURNO SOBRE O MAR



No dia 11 de agosto de 2016, o HS-1 era o Esquadrão responsável por prover a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), quando foi acionado para cumprir uma busca e possível resgate de três tripulantes da embarcação de apoio “Beira Mar XXV” que se encontrava a cerca de 150 km (82 MN) ao sul de Cabo Frio. Durante este dia, o Esquadrão realizou três lançamentos, sendo dois destes no período noturno, porém sem resultados positivos.


Durante o dia 12, em continuidade às atividades SAR, o GUERREIRO 34 (MAR 3034) decolou às 1710P, demandando para a área de busca, onde receberia o apoio da Fragata Constituição (F-42), que já realizava buscas na região, porém no translado da aeronave, por volta de 1740P, foi avistado pelo 2P (copiloto) um objeto flutuando no mar. Com a utilização do EOSS (Electro-Optical Sensor System), sensor óptico da aeronave com capacidade de obter imagem térmica, confirmou-se o objeto como sendo um casco adernado e, também, a presença de um bote com três sobreviventes.


Após a confirmação, iniciou-se o procedimento de aproximação aos náufragos, que já se encontravam à deriva por mais de 36 horas e estavam sem comida, sem água e sem meios de comunicação.


Os três sobreviventes da embarcação estavam na posição latitude 23º53,1´S e longitude 041º56,22'W e foram içados do mar para o helicóptero com a ação dos militares do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR), que se encontravam na aeronave N-3034. O resgate ocorreu com sucesso e os sobreviventes foram encaminhados conscientes para a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam os suportes médicos necessários.


Este foi o primeiro resgate noturno real do Esquadrão HS-1, utilizando a aeronave SH-16 (Sea Hawk), o que evidenciou a grande capacidade do meio para este tipo de tarefa. A tripulação da aeronave era composta pelos pilotos CT MUNARETTO e CT CASTANHEIRA, pelos operadores de sensores SO-AV-VS NORONHA e 2º SG-AV-VS CAMILO e pelos resgatistas GSAR, o 1º SG-AV-SV SOUZA LIMA e 3º SG-AV-VN MONTEIRO.


Comando da Força Aeronaval - Marinha do Brasil

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]