Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

1º BtlOpRib coordena exercício com a Armada da Colômbia e da Marinha do Peru



No período de 2 a 6 de setembro, durante a fase III da Operação “BRACOLPER NAVAL 2016”, o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) coordenou uma Operação Ribeirinha (OpRib) com tropa de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, da Armada República da Colômbia e de militares da Marinha de Guerra do Peru. Os 68 militares foram divididos em três pelotões mistos visando incrementar a interoperabilidade e a troca de experiências profissionais, além de prepararem-se para o exercício de OpRib. Foram seis oficinas de adestramentos (conduta de patrulha, operações em área urbana, minas e explosivos improvisados, primeiros socorros, desembarque ribeirinho e posto de conduta de trânsito) com o propósito de intercambiar informações e conhecimentos táticos sobre OpRib. Após as oficinas, os militares iniciaram o exercício de OpRib que possuía o objetivo de controlar a localidade de Paricatuba, no Amazonas, com o emprego do Navio Patrulha Fluvial “Roraima” e do Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” empregados no transporte da tropa, proteção e controle fluvial.

Destaca-se, ainda, o emprego tático da Lancha de Combate Aruanã, que se encontra em fase de teste, sendo utilizada durante todas as fases do OpRib, principalmente no carregamento tático, travessia e assalto ribeirinho, servindo, ainda, como uma estação de Comando e Controle para Unidade de Transporte de Desembarque Ribeirinho (UTDbqRib), além de prover a proteção e apoio de fogo para as vagas de Embarcação de Transporte de Tropa (ETT). O adestramento conjunto e a execução de uma OpRib para controle de uma localidade foi considerado pelos Comandos das Forças Navais envolvidas uma excelente oportunidade de cooperação e de estreitamento dos laços de amizade e fraternidade entre as Marinhas do Brasil, da Colômbia e do Peru.


Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]