Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

General Braga Netto assume o Comando Militar do Leste



Rio de Janeiro, 23/09/2016 - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou na manhã desta sexta-feira (23) da cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro (RJ). O general Walter Souza Braga Netto assume o posto anteriormente ocupado pelo general Fernando Azevedo e Silva.

Após a solenidade, o ministro Jungmann destacou o papel decisivo dos dois generais para os bons resultados dos Jogos Rio 2016 no escopo da defesa e segurança pública e desejou sucesso ao ex-comandante em sua nova missão como chefe do Estado-Maior do Exército. "Tenho certeza que o general Fernando exercerá com competência e brilho as suas novas atribuições”. O ministro também ressaltou o trabalho do novo chefe do Comando. “O general Braga Netto conhece profundamente a realidade dos estados sob a jurisdição do CML. É um militar extremamente preparado e que tem se distinguido ao longo de sua carreira”, disse o ministro.

Em seu discurso, o comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas, falou sobre a importância do trabalho realizado pelo general Fernando. “Quando assumiu o CML imediatamente deparou-se com a missão de alavancar a preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, empreitada ímpar e histórica, que para sempre figurará entre as grandes realizações empreendidas dentro de um ambiente conjunto interagências, sob a coordenação do Ministério da Defesa. O Brasil e o mundo esportivo muito devem ao general Fernando”, comentou Villas Boas.

Ao se despedir, o general Fernando relembrou o início de sua trajetória no CML, desde a operação de pacificação do Complexo da Maré até o planejamento dos Jogos Rio 2016. “O caminho foi longo e cansativo, mas deixo este Comando com o sentimento de dever cumprido”, complementou o general.

O novo comandante, general Braga Netto, é natural de Belo Horizonte (MG). Ao longo de sua carreira comandou o 1º Regimento de Carros de Combate e foi chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste. Durante os Jogos Rio 2016, atuou como Coordenador-Geral da Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do CML. Antes de assumir o CML era comandante da 1ª Região Militar (Região Marechal Hermes da Fonseca). Possui 23 condecorações nacionais e quatro estrangeiras.

Além do ministro Jungmann e do general Villas-Boas, participaram da cerimônia de passagem de comando, os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Westphalen Etchegoyen; do Esporte, Leonardo Picciani; o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Arthur Nuzman, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

CML

O Comando Militar do Leste é responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas do Exército Brasileiro nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Abrange 141 organizações e mais de 50 mil militares, o que significa 24% do efetivo da Força Terrestre, formando assim a maior concentração de tropas e escolas militares da América Latina.

Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]