Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Brasil e Estados Unidos assinam carta de intenções para intensificar diálogo na indústria da defesa



Brasília (30 de setembro) – Representantes do governo do Brasil e dos Estados Unidos assinaram, nesta sexta (30), uma carta de intenções para intensificar o diálogo entre as indústrias de defesa dos dois países e aumentar o fluxo comercial nesse setor.

O documento foi firmado pelo secretário substituto de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Abrão Neto, e o secretário de Produtos de Defesa, Flávio Basílio, e, do lado norte-americano, pelo Secretário de Comércio Internacional, Kenneth Hyatt, e o Diretor Principal para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Gabinete do Ministro de Defesa para Política, John Kreul.

A carta confirma o interesse de Brasil e Estados Unidos em aprofundar as ações que possam fortalecer a parceria entre os governos e setores privados dos dois países, como a remoção de impedimentos ao comércio bilateral e a investimentos em Defesa.

Como explica Neto, o documento poderá trazer, em breve, resultados pragmáticos no comércio de material de defesa entre os dois países. “O MDIC e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos têm um diálogo comercial, o MDIC-DoC, que neste ano completa dez anos. A parceria na área da defesa pode trazer benefícios para cooperação entre as indústrias brasileiras e norte-americanas e para a promoção do comércio e investimento no setor”, disse.

A assinatura do documento ocorreu no evento “Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-EUA”, realizado pelo MDIC e os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, em parceria com os Departamento de Comércio, de Defesa e de Estado do governo norte-americano.

Diálogo

O encontro buscou ampliar a parceria dos dois países e estabelecer uma agenda de interesse comum para as Bases Industriais de Defesa. Foram abordados temas como a certificação de produtos de defesa, mecanismos de exportação e projetos prioritários, que possam se consolidar em negócios para as indústrias das duas nações.

Além dos signatários da carta de intenções, estiveram presentes no “Diálogo da Indústria” o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde.

Reunião com Kenneth Hyatt

Na quinta-feira (29), o Secretário-executivo do MDIC, Fernando Furlan, e os Secretários Abrão Neto (Comércio Exterior) e Marcelo Maia (Comércio e Serviços), se reuniram com o Secretário de Comércio Internacional dos Estados Unidos, Kenneth Hyatt, no MDIC.

No encontro, foram apontadas as prioridades em termos de política comercial para o Brasil nos próximos meses. As autoridades destacaram a importância do Diálogo Comercial MDIC-DoC e os avanços na facilitação do comércio, inovação e cooperação no setor de serviços.

Também foi mencionada na reunião a decisão de o governo brasileiro iniciar consultas junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a aplicação de medidas antidumping a exportações brasileiras de aço por parte dos Estados Unidos.

MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]