Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Brasil e Suécia avançam em parceria estratégica


O secretário-executivo Fernando Furlan se reuniu com representantes do governo sueco

Brasília (19 de setembro) – O secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando Furlan, coordenou nesta terça-feira (18) reuniões do Grupo de Alto Nível (GAN) Brasil-Suécia em Aeronáutica e do Grupo de Alta Tecnologia Industrial (SIN).

Durante as reuniões, que tiveram a presença do secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Suécia, Oscar Stenström, foram definidos os próximos passos da parceria entre os dois países.

Brasil e Suécia aprovaram o Plano de Trabalho para os próximos anos, que envolve a transferência de tecnologia no Projeto Gripen, que prevê a compra de 36 caças de fabricação sueca. Segundo Furlan, a fabricação de algumas partes do caça devem ser feitas no Brasil.

“A parceria não prevê apenas a produção de partes do caça no Brasil. Futuramente, pode envolver o desenvolvimento de um novo caça com dois assentos, um para o piloto e outro para o navegador, e até mesmo um caça de quinta geração”, disse. De acordo com Furlan, a tecnologia desenvolvida para os caças poderá ser empregada na fabricação de aeronaves civis.

“Os efeitos benéficos derivados do Projeto Gripen também podem atingir outras áreas como mineração, eficiência energética, internet das coisas e bioeconomia”, afirmou.

Brasil e Suécia também decidiram implementar projetos de inovação co-financiados e a criação de uma rede de colaboração entre governo, indústria e academia.

O Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia foi criado em 2015 com o objetivo de delinear uma estratégia conjunta para o apoio ao desenvolvimento do setor aeronáutico e à implementação de projetos em parceria buscando o benefício mútuo.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]