Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Forças anti-Daesh ganham terreno nos arredores de Mossul



O cerco aperta-se a Mossul. Ao terceiro dia de combates, duas dezenas de aldeias terão sido reconquistadas pelas diferentes forças que participam na ofensiva à segunda maior cidade do Iraque.

O ataque é levado a cabo por exércitos com interesses opostos: as tropas regulares iraquianas fiéis a Bagdade, os peshmergas curdos e as milícias xiitas treinadas pelo Irão. Para tentar evitar represálias de caráter religioso, o governo central afirmou que só as tropas governamentais iriam entrar em Mossul. Mas por enquanto é preciso conquistar os arredores para preparar o assalto final.

A batalha mais importante que o país conheceu desde a invasão americana de 2003 pode demorar muito tempo. Os terroristas do Daesh tiveram dois anos para preparar a defesa do seu bastião no norte do Iraque e os interesses opostos dos sitiantes podem fazer cair por terra a estratégia inicial.

Euronews Tradução e Adaptação do Texto: Ricardo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]