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A
Helibras abriu as portas de sua fábrica nesta terça-feira, 25, para o voo de
apresentação do primeiro H225M armado da Marinha do Brasil, o mais complexo
helicóptero que está sendo produzido e desenvolvido pelo Centro de Engenharia
da empresa dentro do programa H-XBR.
O
protótipo BRA-05 conta com o Sistema Tático de Missão Naval, desenvolvido pela
Helibras especialmente para as missões da Marinha, com radar de patrulha
APS-143, sistema Chaff & Flare de contramedidas e sistema de inteligência
com dois mísseis Exocet AM39 B2M2 de última geração.
O
primeiro voo da aeronave reuniu o presidente da Helibras Richard Marelli, o
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira,
além de convidados da Marinha, Aeronáutica, Exército e empresas parceiras, que
puderam acompanhar o andamento do projeto. “É uma honra e uma satisfação imensa
apresentar esta nova versão, pois estive a frente de todo o projeto do H225M no
Brasil, antes de assumir a presidência da Helibras. Tenho plena confiança e
orgulho do trabalho que a nossa equipe está realizando aqui, em estreita
colaboração com as Forças Armadas e nossos parceiros, que têm nos ajudado a
construir essa versão naval, única no mundo”, ressaltou Marelli.
O
desenvolvimento e a fabricação desta nova versão naval foram realizados sob a
liderança da Helibras em colaboração com a ATECH e ADS, responsáveis pelo
sistema tático de Missão Naval que é o coração da integração do míssil com a
aeronave e sensores; e a Avibras e a Mectron, que realizam a motorização do
míssil Exocet AM39 B2M2, fabricado pela MBDA.
O
Sistema Tático de Missão Naval instalado no H225M permite ao comandante da
missão estabelecer e avaliar no cockpit uma situação tático-operacional
complexa, em coordenação com um operador no console tático na cabine do
helicóptero, e autorizar o lançamento do míssil AM39 nas melhores condições.
A
aeronave BRA-05 será o primeiro H225M em versão operacional a ser entregue para
a Marinha, em 2018. Antes disso, já no próximo ano, os novos sistemas desta
versão passarão pela avaliação e certificação da autoridade militar, o
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA-IFI).
O
helicóptero faz parte do contrato de 50 unidades do programa H-XBR encomendadas
pelo Ministério da Defesa e Forças Armadas que estão sendo produzidas no Brasil
com transferência de tecnologia e de conhecimento no país, no projeto de
Cooperação & Offset, que vem sendo cumprido pela Helibras.
A
empresa já entregou 26 aeronaves desse pacote que já somaram mais de 14 mil
horas de voo. Sete deles estão em operação na Marinha do Brasil, dez na FAB,
incluindo duas unidades do GTE e nove no Exército Brasileiro.
Helibras Convergência Comunicação Estratégica / IMAGEM Yam Wanders
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