Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 15 de outubro de 2016

Vários mísseis disparados contra navios de guerra dos EUA no Mar Vermelho, sem deixar vítimas



Vários mísseis foram disparados neste sábado contra navios de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho, mas nenhuma embarcação foi atingida e não houve vítimas, informou um oficial americano.

O oficial de defesa dos EUA afirmou que o ataque aconteceu às 19H30 GMT (16H30 horário de Brasília). Não está claro quantos mísseis terra-terra foram disparados contra os navios de guerra USS Mason, USS Nitze e USS Ponce.

O USS Mason, que no início da semana percorreu águas internacionais ao longo do litoral do Iêmen, contra-atacou, segundo o oficial.

"Estamos cientes dos relatos e estamos avaliando a situação. Todos os nossos navios e tripulações são seguros e ilesos ", afirmou outro funcionário da Defesa dos EUA em uma reação aparentemente cautelosa.

Se confirmados, esses ataques seriam os mais sérios até agora na escalada do envolvimento americano na violenta guerra civil que já deixou 6.800 mortos, 35.000 feridos e pelo menos três milhões de pessoas deslocadas desde o início das operações da coalizão liderada pela Arábia Saudita no ano passado.

Oficiais ressaltaram que Washington que evitar se aprofundar em mais uma guerra nesta região, onde, em diferentes graus, os EUA já estão presentes nos conflitos do Afeganistão, do Iraque, da Líbia e da Síria.

Na quinta-feira passada, cinco mísseis de cruzeiro Tomahawk foram lançados pelos americanos contra radares em territórios controlados por huthis no litoral do Mar Vermelho, depois que rebeldes apoiados pelo Irã lançou foguetes contra o USS Mason duas vezes em quatro dias.

Os militares americanos insistem que contra-atacaram em legítima defesa. Já os rebeldes huthis negam os ataques.

Embora os EUA estejam fornecendo apoio logístico à coalizão liderada pela Arábia Saudita, na quinta-feira foi a primeira vez que os americanos executaram uma ação direta contra os rebeldes.

Agence France-Presse (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]