Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Denel recebe contrato para integrar mísseis A-Darter no Gripen brasileiro



Embora o Brasil seja um parceiro no desenvolvimento do míssil ar-ar de quinta geração A-Darter, a Denel Dynamics só recebeu recentemente um contrato para integrar o míssil aos caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o relatório anual Denel para o período 2015/16, a empresa recebeu um contrato para “integrar o míssil nos aviões brasileiros FX2″. A competição de lutadores FX2 resultou na seleção do Saab Gripen em 2014, com a compra de 36 caças em um contrato envolvendo transferência de tecnologia para o Brasil.

O relatório anual da Denel também observou que o contrato de acompanhamento para a produção de A-Darter para a Força Aérea da África do Sul, que foi colocado no final do ano financeiro anterior, está progredindo bem. O míssil está sendo integrado aos caças Gripen da Força Aérea da África do Sul e aos lutadores-instrutores Hawk Mk 120. O contrato com o País africano foi assinado em 2015 e as entregas dos mísseis operacionais estão previstas para 2017.

PROJETO


A Denel Dynamics iniciou em 2006 o desenvolvimento do míssil de quinta geração A-Darter. Devido à complexidade do projeto, o Brasil foi incorporado como parceiro com a participação de algumas empresas brasileiras, entre elas Avibras (motores de foguete), Mectron (que fabrica mísseis) e Opto Eletronica.

O A-Darter é dirigido por vetores de impulso, o que, segundo especialistas, dar a ele uma excepcional manobrabilidade. O míssil de quase três metros de comprimento, 93 quilos, tem um alcance de aproximadamente 20 quilômetros. Ele pode ser designado para um alvo pelo radar da aeronave de lançamento, através da cabeça de busca do míssil ou por uma visão montada no capacete – o último permite que ele envolva alvos para o lado e atrás do avião de lançamento.

Defence Web via Indústria de Defesa & Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]