Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Servidores da Administração Pública Federal são diplomados pela Escola Superior de Guerra



Em solenidade realizada no Ministério da Defesa, presidida pelo comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, na última sexta-feira (4), 45 servidores, sendo 38 civis e 7 militares, de 36 diferentes órgãos da Administração Pública Federal foram diplomados na sexta edição do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE/2016), ministrado pelo campus Brasília da ESG. O evento contou com a presença de autoridades militares e civis.


O Curso de onze semanas incluiu temas para a macroanálise das conjunturas e cenários nacional e internacional, de modo a possibilitar a avaliação de políticas e estratégias, em especial na área de Defesa Nacional.

Com carga de 120 horas, o curso apresentou temas sobre questões orçamentárias, proteção da fronteira, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País. Durante onze semanas, os servidores participaram de painéis e palestras ministrados por integrantes do Ministério da Defesa (MD), professores da ESG, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conferencistas dos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Defesa (MD), do Supremo Tribunal Federal (STF), da Escola Superior de Guerra (ESG), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA/MD), dos Comandos do Exército (EB), da Marinha (MB) e da Aeronáutica (Aer), palestrantes da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Além das exposições teóricas conceituais, também ocorreram atividades complementares como Viagens de Estudos à Amazônia e ao Rio de Janeiro e visitas ao Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) e ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), considerados centros de excelência em suas áreas.

O CSUPE, sob a coordenação do Prof. Paulo Roberto Laraburu (Cel EB R) e coordenação adjunta da Profª Drª Selma Gonzales (Maj EB) tem aulas ministradas nas dependências do Ministério da Defesa (auditório térreo) e salas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Escola Superior de Guerra (ESG)
Ministério da Defesa
Fotos: 1° Ten Maurilio Kelly/ MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]