Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 8 de janeiro de 2017

Marinha do Brasil participa da Operação BOGATUN/EXPONAVAL 2016


Fragatas Constituição (Marinha do Brasil), Robinson (ARA), Capitán Prat (ARCH), Almirante Latorre (ARCH), Admiral Riveros (ARCH) e navio patrulha oceânico Centenário De La Revolución (Marinha do México) executando manobra de “BREAKAWAY”

Após um mês e quatorze dias de comissão, a Fragata “Constituição” atracou na Base Naval do Rio de Janeiro, concluindo sua participação na Operação “BOGATUN/EXPONATAL 2016”.


O Grupo-Tarefa (GT) 710.1 atuou sob a coordenação do Capitão de Mar e Guerra José Américo Alexandre Dias, Comandante do Segundo Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-2) e operou em conjunto com as Marinhas Chilena e as Armada Argentina e do México.

Os navios visitaram os portos de Punta Arena (Chile), Talcahuano (Chile), Valparaíso (Chile) e Rio Grande (RS), onde operou com meios do Comando do 5º Distrito Naval.


A Fragata “Constituição” participou de diversos exercícios, destacando: light line, leap frog, maritime interdiction operation (MIO), manobras táticas por bandeiras, helo cross deck, tiro sobre alvo a deriva, trânsito com oposição de superfície, reboque, qualificação e requalificação de pilotos com pouso a bordo, bem como desatracação sob ameaça assimétrica. Além disso, realizou adestramentos internos como controle de avarias, grupo de socorro externo, grupo de visita e inspeção e guarnição de presa, trânsito com oposição submarina, avarias operacionais, fundeio de precisão e palestras proferidas por oficiais, além de participar maciçamente da EXPONAVAL 2016 (Valparaíso-Chile).


A dedicação e o profissionalismo da Tripulação e do Estado-Maior embarcado na condução de operações de caráter naval e de exercícios no mar com os meios de outras marinhas (Argentina, Chile e México) e a expressiva participação na EXPONAVAL 2016 corroboraram, sobremaneira, para a interoperabilidade dos meios participantes e o estreitamento dos laços de amizade entre os países envolvidos. Faz-se mister ressaltar o incremento do nível de adestramento alcançado pelos meios da Marinha envolvidos e o fato do Navio ter mostrado sua bandeira de maneira indelével, nos portos visitados.

Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]