Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NAsH “Doutor Montenegro” inicia a operação “Acre 2017”

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, da Marinha do Brasil, partiu de Manaus na segunda-feira, 9 de janeiro, iniciando a operação “Acre 2017”. Até dia 28 de abril, a equipe de saúde do navio atenderá comunidades ribeirinhas dos Estados do Acre e Amazonas.


Serão realizadas consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; puericultura; palestras; distribuição de medicamentos; e atenção farmacêutica.



Durante o suspender do navio, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, destacou a importância da operação. “A chegada de um navio da Marinha nas comunidades ribeirinhas sempre é comemorada com festa, porque o navio leva esperança, leva saúde e cidadania. Este ano, a expectativa é que 25 mil pessoas sejam atendidas nos Estados do Acre e do Amazonas, nas regiões do Alto e Médio Juruá”, afirmou.



Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos, um laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-X; sala de mamografia; uma enfermaria; uma sala de vacinas; e uma farmácia, onde será realizada a entrega de medicamentos às comunidades carentes; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.



Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-X com conversor de imagem digital, mamógrafo, e comunicações por satélite.


A equipe de saúde do navio é composta por 24 militares, sendo: cinco médicos; cinco cirurgiões-dentistas; dois farmacêuticos bioquímicos; dois enfermeiros de nível superior; e 10 Praças, sendo oito técnicos em enfermagem e dois técnicos em radiologia médica. A previsão de atendimentos para esse ano é de 25 mil pessoas.



Conheça um pouco da história do NAsH “Doutor Montenegro”



O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus (AM), sendo entregue na cidade de Rio Branco (AC).



Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de Uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio De 2000.



A Marinha do Brasil escolheu o nome de “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras, sempre disposto ao trabalho, nascido na cabeceira do rio Liberdade, em 14 de março de 1927, e filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”.



Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]