Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 12 de abril de 2017

LAAD 2017 M28 - Demonstração pelas Américas


Ricardo Pereira
Luiz Gomes

O repórter fotográfico Luiz Gomes do Site Assuntos Militares, nos descreve com detalhes a sensação de voar no M28 a convite da Sikorsky (empresa do grupo Lockheed Martin e PZL Mielec). Este voo de demonstração, ocorreu na LAAD 2017 onde a fabricante expôs o M28 STOL




A Turnê de Demonstração do M28 na América Latina demonstrou a manobrabilidade e a configuração emprego múltiplo do avião bimotor turbo-hélice M28 de decolagem e curtos (STOL).




A aeronave voou da Polônia, através do Atlântico Norte, no final de fevereiro de 2017, pousando em sete países da América Latina entre meados de março e chegando no rio de janeiro abril para um Turnê de Demonstração para mídia especializada e convidados.





A turnê permitiu que operadores comerciais, agências governamentais e as forças armadas da região avaliem o desempenho do avião M28 de 7.500 kg em pistas curtas e precárias.


Avaliando a cabine concebida para 19 passageiros, com porta traseira basculante para saltos de paraquedas, missões de carga e evacuações de emergência. Pilotos, tripulação e membros da equipe de vendas da Sikorsky-PZL estarão disponíveis para discutir a segurança da plataforma, potência, procedimentos de voo e confiabilidade da aeronave.



O M28 é um bimotor monoplano de asa alta em cantilever com estrutura totalmente metálica, dupla deriva e porta traseira basculante.



A aeronave oferece excelentes características, incluindo pouso e decolagem em pistas de comprimento reduzido (STOL), a maior capacidade de carga útil da sua categoria, fácil conversão de uma configuração para outra e uma porta traseira basculante de carga. O M28 é capaz de operar em qualquer tipo de pista, incluindo as pistas mais inacessíveis do mundo, não pavimentadas, de grama ou cascalho ou aeródromos de alta elevação.



A área da cabine, totalmente configurável, pode ser adaptada para atender a uma série de missões distintas, como transporte de cargas/passageiros, transporte VIP, patrulha de fronteiras, bem como operações de busca e salvamento.




O M28 possui a maior capacidade de carga útil de sua categoria. A porta pode ser aberta durante o voo. Devido ao guincho com operação manual e capacidade de carga de 700kg – ideal para áreas remotas - o carregamento e descarregamento são feitos de forma fácil e rápida.



A aeronave M28 STOL é dotada de dois motores turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6A- 65B. O M28, transportando 19 passageiros ou mais de 2 toneladas de carga, é capaz de levantar voo em apenas 548 metros de pista. Ele também é equipado com um conjunto de aviônicos, incluindo a Série Ouro da Bendix King (fabricada pela Honeywell), monitor de mapa digital, rádios VHF/UHF padrão (2 de cada), VOR/ILS/GPS, MKR, DME, piloto automático, ELT e os mais recentes recursos de segurança, como TCAS II, EGPWS Mk VI, gravador de voz FA2100 e gravador de dados de voo SSFDR.


Em relação ao desempenho do motor e à exclusiva instalação anti-gelo por ar de sangria, certificada para voar sob condições de gelo (FIKI), a aeronave M28 oferece a melhor capacidade de execução de missão da sua classe em condições ambientais extremas, com uma margem de segurança de operação de - 50°C a +50°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]