Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 2 de junho de 2017

DECEA participa de Workshop de integração com Petrobras e Marinha



Com o objetivo de compartilhar conhecimentos na área de operações de emergência – busca e salvamento – no transporte aéreo offshore, a Petrobras realizou, nos dias 25 e 26 de maio, no Rio de Janeiro, o Workshop de Integração com as Forças Armadas – Aeronáutica e Marinha.

Com a temática “Otimização da Capacidade de Recuperação Pós Acidente Aéreo no Mar”, a Petrobras em desenvolvendo estudos buscando o aprimoramento nos seus processos de resposta e uso de recursos existentes tanto na empresa, quanto nas Forças Armadas.


Representando o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), os palestrantes das Seções de Busca e Salvamento e das suas Unidades subordinadas trouxeram temas de suma relevância para o Workshop:

- Sistema de Busca de Salvamento (SISSAR);

- Atuação do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC);

- Software SARMASTER e Padrões de Busca;

- Utilização dos helicópteros H-60 BlackHawk, H-36 Caracal; e

- Apresentação das aeronaves C-130, P-3AM Orion e SC-105 Amazonas.

Dentre os temas trazidos pelos palestrantes da Marinha do Brasil e da Petrobras, destacam-se:

- Sistema de Gestão de Emergência na Petrobras;

- Aeronaves Aeromédicas e estrutura de atendimento;

- Atuação do SALVAMAR BRASIL;

- SALVAMAR SUESTE e a apresentação dos navios empregados nas operações SAR;

- Apresentação das aeronaves da Marinha do Brasil empregadas nas operações SAR;

- Utilização dos sistemas do Centro de Hidrografia na Marinha na previsão meteorológica;

- Aeronaves utilizadas na ambiente offshore da Petrobras;

-OCEANOP, GISSUB e Modelagem de Derivas;

- Recursos submarinos e suas utilidades nas ações de contingência; e

- Busca Acústicas Submarina.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi representada por seu Gerente Técnico de Normas Operacionais, Rafael Gasparini Moreira, que apresentou o tema “Panorama geral de utilização de drones em suporte às emergências offshore”.


Para o Capitão Gustavo Rossi, Chefe da Seção de Planejamento de Busca e Salvamento, palestrar neste encontro foi uma excelente oportunidade de troca.

“Este Workshop visa que todos tenhamos conhecimento uns dos outros sobre os meios que temos disponíveis no caso de acidentes que necessitem de busca e salvamento, principalmente nas áreas offshore”, comentou em entrevista à TV DECEA.

Dentre os recursos da Marinha e da Petrobras que em muito podem agregar ao trabalho do DECEA na área SAR, o Capitão destacou os meios aquáticos, UTIs aéreas e embarcações com busca submersa.

Para ele, esta troca permite que se faça um planejamento apurado das missões com o precioso complemento de recursos que uma organização propicia a outra.

Para o Capitão de Mar e Guerra Coutinho, do SALVAMAR do Brasil, da Marinha, as informações compartilhadas são vitais para o trabalho no transporte aéreo offshore das operações da Petrobras.

“Toda esta troca permite que possamos interagir de forma sinérgica, melhorando a eficiência da atuação de busca e salvamento na área offshore”.

DECEA
Texto: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Luiz Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]