Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Máquina Enigma achada em mercado de pulgas é leiloada


Máquina Enigma em exposição em casa de leilões em Bucareste

Exemplar de máquina criptográfica alemã da época da Segunda Guerra Mundial, adquirido por apenas 100 euros por professor de criptografia, é vendido por 45 mil euros.

Adquirida por 100 euros, uma máquina criptográfica alemã da época da Segunda Guerra Mundial foi leiloada nesta terça-feira (11/07) a 45 mil euros em uma casa de leilões em Bucareste. O vendedor, que havia encontrado a peça num mercado de pulgas na Romênia, é professor de criptografia.

Semelhante a máquina de escrever, peça teve lance inicial de 9 mil euros
Semelhante a uma máquina de escrever, a Enigma I foi colocada a leilão na Artmark com um lance inicial de 9 mil euros. "O colecionador a comprou em um mercado de pulgas. Ele é professor de criptografia e... sabia muito bem o que estava comprando", disse à agência de notícias Reuters Cristian Gavrilla, gerente de consignação colecionável da casa.

A Romênia foi aliada da Alemanha nazista até 1944, quando trocou de lado para o grupo dos Aliados. Historiadores acreditam que o país ainda possa esconder muitas outras máquinas codificadoras do tipo.

Usada para codificar e decodificar mensagens enviadas pelos militares nazistas da Wehrmacht, a Enigma teve seu código quebrado pelo matemático britânico Alan Turing e sua equipe no centro de decodificação Bletchley Park. Acredita-se que o trabalho deles tenha encurtado a guerra em até dois anos.

No mês passado, a casa Christie's de Nova York estabeleceu um recorde mundial com a venda de uma máquina Enigma com quatro rotores por 547,5 mil dólares (476,6 mil euros).

DW - Deutsche Welle  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]