Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

ARTILHARIA DE CAMPANHA PARTICIPA DE EXERCÍCIO SIMULADO

Santa Maria (RS) – Na semana de 24 a 28 de julho, o 15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15° GAC AP), Grupo General Sisson, realizou a primeira etapa do adestramento de seus subsistemas de Artilharia de Campanha no Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul).


Com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos na fase de instrução individual de qualificação e aperfeiçoar as técnicas de utilização dos materiais de Artilharia, as turmas de Linha de Fogo, Comunicações, Central de Tiro e Observação do Grupo General Sisson valeram-se dos modernos computadores, equipamentos e sensores existentes no Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF).


Todo o exercício foi desenvolvido em três partes, conforme metodologia voltada para aprimorar o adestramento da tropa usuária. A primeira parte consistiu em uma adaptação dos militares ao próprio simulador, com a realização de uma verificação inicial; em seguida, passou-se ao treinamento por subsistemas; e, por fim, foram cumpridas tarefas voltadas para o emprego conjunto de todas as frações do Grupo, finalizando com a execução de uma verificação final.


Ao todo, foram efetuadas 2.743 simulações do tiro de Artilharia, distribuídas em 136 missões de tiro por métodos convencionais e 18 missões, empregando os métodos eletrônicos Computador Palmar / Telêmetro Laser.

Um Exercício, também, para a Logística


De modo a viabilizar a concentração dos meios para a realização do Exercício, uma parcela considerável da organização militar envolveu-se, semanas antes, em esforço conjunto de planejamento e coordenação.


Por meio de um detalhado Exame de Situação, as 3ª e 4ª Seções levantaram diversas linhas de ação, envolvendo as funções logísticas de Transporte e Suprimento. Ao término, com o apoio do 5º e do 27º Batalhões Logísticos, realizou-se o deslocamento estratégico da Lapa, no Paraná, até Santa Maria, no Rio Grande do Sul, das quatro Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A3, empregados no Exercício.


15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado 15º GAC AP - Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]