Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

"Você luta como Treinou" - Tropas de Operações Especiais

O Comando de Operações Táticas, também conhecido pela sigla COT, é a unidade de operações especiais e Contra-Terrorismo da Polícia Federal do Brasil e o GRUMEC é uma unidade militar de mergulhadores de combate para operações especiais da Marinha do Brasil. Com doutrina semelhante a do US Navy Seals e a do Special Boats Service britânico realizam em 2016, um exercício com equipe SEAL da Marinha dos Estados Unidos da América Entre , o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) realizou uma série de treinamentos voltados para as atividades de operações especiais com equipe da US NAVY SEALS (United States Navy Sea, Air and Land), o SEAL TEAM 2, Força de Elite da Marinha dos Estados Unidos. Na oportunidade, foram realizados exercícios na sede do grupamento (na Ilha de Mocanguê), na Cidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A operação é composta por três fases: preparação; adestramento; e exercícios de contraterrorismo. 



O benefício mais óbvio para um país, ao manter forças armadas, está na proteção que elas oferecem contra ameaças estrangeiras. Existem também muitos benefícios menos óbvios. Por exemplo, nos últimos anos, as forças armadas têm sido amplamente empregues em operações de emergência civil em larga escala como é o caso do socorro a grandes catástrofes.


Outro benefício menos óbvio é a força - muitas vezes subtil - que a posse de forças armadas eficientes dá à política diplomática e econômica externa de um país. Ainda outro benefício é o fato das forças armadas - pela necessidade de lidarem com situações de vida ou de morte, onde não podem existir falhas - levarem normalmente ao desenvolvimento de sistemas tecnológicos e de procedimentos de vanguarda, que depois são usados no âmbito civil.




As forças armadas também podem ter impactos negativos e custos para o seu país. O mais importante destes é o custo econômico, uma vez que a manutenção de forças armadas é bastante dispendiosa. Outro custo, sobretudo em países onde existe serviço militar obrigatório, é o desvio de um elevado número de recursos humanos para as forças armadas, provocando a sua escassez - especialmente no que diz respeito a quadros qualificados - em outros setores de atividade que deles necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]