Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Programa ASTROS 2020 entrega à Força Terrestre as instalações do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes



No dia 25 de janeiro, o Programa Estratégico ASTROS 2020 realizou a entrega das instalações do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (C I Art Msl Fgt). O centro faz parte do Projeto Santa Bárbara que é um complexo de Organizações Militares relacionada ao emprego de mísseis e foguetes do Exército Brasileiro (EB).


Criado por meio da Portaria Nº 312, do Comandante do Exército, de 11 de abril de 2014, o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes é diretamente subordinado ao Comando Militar do Planalto (CMP) e foi ativado a partir de 1º de janeiro de 2018, pelo Estado-Maior do Exército (EME).

O Centro tem como objetivos: capacitar e habilitar oficiais e praças no emprego de mísseis e foguetes, além de contribuir para o aperfeiçoamento e para o desenvolvimento da doutrina de emprego do Sistema de Mísseis e Foguetes do EB. Sua estrutura é composta pelo comando e as divisões de simulação, de doutrina, de ensino, de administração, de pessoal.

Na Divisão de Simulação ocorrerá o treinamento desde os mínimos detalhes técnicos, por meio de Treinamento Baseado em Computador (TBC), passando pelo treinamento e adestramento em cabines de Simulação Virtual Técnica, até o adestramento no nível tático e operacional do Sistema, por meio da utilização da Mesa de Simulação Virtual Tática.

Os exercícios e treinamentos realizados no centro proporcionará grande racionalização de munição, combustível e de vida útil do material, uma vez que este somente será operado após o profissional alcançar alto nível de conhecimento do Sistema. A Simulação Virtual Tática contribuirá, sobremaneira, para o desenvolvimento e evolução da doutrina de emprego de foguetes, bem como da utilização do Míssil Tático de Cruzeiro de 300 Km, nos níveis tático, operacional e estratégico.

Outra atividade que o centro proporcionará será a realização de diversos cursos e estágios que poderão ser realizados por militares das Forças Armadas e de Nações Amigas.

Parceria Exército e Universidade

O programa ASTROS desenvolve uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (RS), que é o Projeto Simulação Integrada do Sistema ASTROS, que tem como objetivo permitir o adestramento dos militares por meio de simulação.

Segundo a Professora Lisandra Fontoura, Coordenadora do SIS- ASTROS, essa parceria entre o Exército e a Universidade tem uma importância muito grande. “No projeto temos a oportunidade de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, que terá uma aplicação prática. Muitas vezes, nosso projeto tem pesquisas que geram artigos científicos, mas eles não geram protótipos que possam ser utilizados futuramente. Com o SIS-ASTROS os nossos pesquisadores (alunos) têm a oportunidade de pesquisar e desenvolver simuladores para sanar um problema do mundo real”, explica Lisandra.

A coordenadora também fala da importância do projeto desenvolver uma tecnologia voltada para a defesa, totalmente nacional, que gera um grande ganho para o Brasil. A Universidade conta atualmente com uma equipe de 40 pessoas entre professores e alunos, trabalhando no projeto. Esses alunos estão desenvolvendo dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. “Nossos pesquisadores estão se capacitando para atuar no mercado de trabalho, eles vão sair da universidade com uma experiência prática em pesquisa e desenvolvimento”, concluiu a professora.

Cerimônia de Entrega

Estavam presentes na cerimônia de entrega do Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes o Gen Ex Juarez – Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; o Gen Ex Theophilo, Comandante Logístico; Gen Ex Ramos, Adido ao Estado-Maior do Exército; o Gen Div Eschiletti, Diretor de Obras Militares; o Gen Div Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto; o Gen Div José Eduardo, 1º Subchefe do COTER; o Gen Ex Mayer, Assessor do Comandante do Exército junto à Base Industrial de Defesa e o Gen Bda Barreto, Gerente do Programa ASTROS 2020.

­Na ocasião, assumiu o Comando do Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes o TC de Artilharia MÁRIO DE CARVALHO NETO.

Escritório de Projetos do Exército - (EPEx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]