Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA


Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) destinada a estudantes de escolas da rede pública ou privada que têm interesse pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins.



Em 21 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8,5 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas. A edição de 2017 teve a participação de 665,131 estudantes de 7.291 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.



A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A olimpíada tem como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, reunindo alunos, professores e todas as instituições voltadas para as atividades aeroespaciais.



As provas serão aplicadas em quatro níveis distintos: os três primeiros voltados para alunos do ensino fundamental e uma para alunos do ensino médio. A premiação é dada de acordo com a classificação em cada um dos níveis. Os alunos de ensino médio que obtiverem melhor nota durante as provas terão a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2019.



Os participantes da edição de 2018 também vão concorrer a vagas para as Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os alunos recebem material didático e assistem a palestras de especialistas na área.



Segundo o professor, João Batista Garcia Canalle, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional do evento, o objetivo da Olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.



Para saber mais sobre a 21ª OBA, visualize o regulamento da olimpíada clicando aqui.



Mostra de Foguetes



Também organizada pela OBA, a 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) está com inscrições abertas. O evento tem como objetivo a avaliação da capacidade dos estudantes participantes de construir e lançar foguetes de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante, variando de acordo com o ano que os participantes estão cursando.


Podem participar da mostra alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de todas as regiões do país. Jovens que já concluíram o ensino médio e desejam participar do evento devem representar a instituição na qual se formaram, desde que haja acordo.



Os estudantes que conseguirem lançar foguetes a uma altura maior que 100 metros serão convidados para a Jornada de Foguetes, evento anual que reúne alunos de todo o País na cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Os resultados serão obtidos por meio das distâncias medidas ao longo da horizontal entre a base de lançamento e o local de chegada dos foguetes.



No site da OBA, no tópico “downloads”, é possível encontrar mais detalhes para a construção de projetos, além de vídeos explicativos.



Para saber mais sobre a 12ª MOBFOG, visualize o regulamento clicando aqui.



As escolas que desejam participar tanto da OBA quanto da MOBFOG devem se inscrever pelo site da OBA até o dia 18 de março. A olimpíada e a mostra acontecem no dia 18 de maio nas respectivas escolas participantes.



Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]