Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Soldado eficiente e superior no campo



Os soldados de hoje enfrentam tarefas e situações complexas e variáveis, em um ambiente que muda constantemente. Flexibilidade e prontidão para diferentes tarefas tornam-se cada vez mais críticas para o sucesso da missão. Ao utilizar a tecnologia moderna para sistemas de soldados, os soldados são apoiados na condução de sua tarefa.

O objetivo mais importante para um soldado no campo é sobreviver e concluir sua tarefa. Um soldado carrega muitos equipamentos e, muitas vezes, realiza missões com carga pesada. Adaptar-se é uma questão de vida ou morte, e a eficiência, bem como sistemas para gerenciar e monitorar o campo de batalha são, portanto, cruciais para o soldado.

O 9Land Soldier sPAD, da Saab, é um computador portátil leve com tela sensível ao toque que pesa cerca de 800 gramas, incluindo os cabos e a bolsa. O sistema também foi projetado para ser flexível e fácil de usar, mesmo em situações de stress e em ambientes inóspitos. Com seu design robusto, ele é ideal para apoiar o soldado desmontado em todas as situações no campo de batalha.

"Todo soldado é um sensor, e formular uma imagem de prontidão situacional da linha de frente de forma eficaz e inteligente, tanto para o alto comando como para a unidade individual no campo, dá uma vantagem às forças do soldado", afirmou Marcus Zakrisson, que trabalha com sistemas de soldados na Saab. "Saber onde você está, onde outros membros da força estão e ser capaz de contar um ao outro sobre a posição exata do inimigo é essencial e terá um efeito substancial na missão e no resultado da batalha".

Saiba como o sistema funciona – uma situação

Um soldado foi instruído a patrulhar uma área problemática e começa a planejar a missão no sPAD, por exemplo, carregando o sistema com os mais recentes dados de mapas, rotas, pontos de interesse etc. Um aplicativo de software de tradução para facilitar um eventual diálogo com nativos durante a patrulha também está disponível, e uma biblioteca de fotos com alguns alvos de alto valor. O soldado transporta uma carga pesada, mas com o leve e simples sPAD como parte integrante dos equipamentos, o soldado ainda pode ser flexível e eficaz.

"Uma prontidão situacional de primeira linha é alcançada sem aumentar o fardo para o soldado", explica Marcus.

Usando o sPAD, o soldado navega na área da missão, e outras unidades amigas são visíveis no mapa usando o chamado Blue Force Tracking. A navegação e a troca de mensagens são suportadas através de comandos audíveis diretamente no fone de ouvido e na interface tática de usuário. O soldado pode encontrar um cruzamento de água que pode ser marcado no mapa e enviado para os dispositivos de outros soldados, ou talvez haja um ponto de aterrissagem de helicóptero útil disponível na área, que pode ser marcado e reportado ao quartel general.

A missão dura muito tempo e, na área da missão, está ficando escuro. O nível de iluminação adapta-se automaticamente às condições prevalentes e o soldado pode usá-lo com um dispositivo de visão noturna. O consumo de energia é baixo, portanto, as baterias duram muito tempo. Naturalmente, a tela sensível ao toque do dispositivo portátil é compatível com luvas. Em um determinado momento, o sPAD recebe uma ordem do superior do soldado a respeito de uma nova tarefa, e uma área no mapa para ir e explorar.

O soldado chega, agora, ao local onde é possível observar o inimigo. Usando o recurso de bússola na interface tática de usuário, o soldado pode identificar a posição do inimigo. O soldado então recebe um posicionamento de outro soldado no mesmo esquadrão e a interface tática de usuário calcula a posição exata do inimigo, e passa a informação ao Sistema de Gestão do Campo de Batalha no quartel general. O quartel general pode agora conseguir suporte aéreo e apoiar soldados em terra.

"Toda as informações são compartilhadas na rede, e a ordens e as informações também podem ser vinculadas a um sistema de comando e controle superior. Com o sPAD, você tem possibilidades quase ilimitadas para tornar a vida dos soldados em terra mais fácil e obter informações superiores no campo de batalha", conclui Marcus.

Em breve, usado no Canadá

Do ponto de vista dos usuários, o sistema sPAD é uma solução leve e robusta que pode aumentar a prontidão situacional do soldado e aumentar a sua capacidade de sobrevivência. O sPAD pode ser usado em condições muito frias, bem como em áreas tropicais do mundo, sendo adequado para operações de forças rápidas em todos os lugares. Em breve, ele fará parte do sistema de soldado Argus da Rheinmetall, quando fornecido às Forças Armadas do Canadá. A Saab está fornecendo o conjunto eletrônico, consistindo em uma interface tática de usuário, um hub e cabos. As Forças Armadas do Canadá integrarão o sistema de soldado em diferentes fases e, eventualmente, estarão equipadas com até 4.000 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]