Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 31 de março de 2018

Exército russo recebe tanques T-80 modernizados


Veículos foram adaptados para serem empregados no Extremo Norte do país.

Na última quinta-feira (15), o Ministério da Defesa russo recebeu o primeiro lote de tanques T-80 modernizados, preparados para serem empregados nas regiões mais frias do país.

O contrato para modernização dos tanques foi assinado entre a pasta e o consórcio Uralvagonzavod (UVZ) em meados de 2017.

O que foi modernizado

Os especialistas da UVZ conseguiram resolver a principal deficiência do tanque T-80: o enorme consumo de combustível. Nos terrenos mais difíceis, o tanque com motor de turbina a gás podia consumir de 2 a 4 vezes mais combustível do que o T-72 com o motor a diesel.

Nos T-80 modernizados, o consumo de combustível foi reduzido, chegando ao nível do T-72 graças à alteração do funcionamento do motor em modo inativo. O motor de turbina a gás que foi instalado nos modelos T-80 no final dos anos 1970 estava funcionando a pleno desempenho em velocidade máxima e parado.

Além disso, o T-80 foi equipado com novos sistemas de imagem térmica e laser que aumentam sua eficácia de combate à noite, nova blindagem dinâmica, e recebeu compartimento da tripulação adaptado para temperaturas abaixo de 40° Celsius negativos.

O armamento do tanque, que inclui um canhão de 125 mm e metralhadoras de grande calibre na torre, não foi modificado.

O tanque T-80 foi desenvolvido no final dos anos 1970, como resposta à criação do tanque estadunidense M1 Abrams e do alemão Leopard 2. O soviético foi o primeiro tanque do mundo com motor de turbina a gás e com sistemas de telemetria a laser e capacidade de visão noturna.

O T-80, foi começou a ser empregado na URSS em 1984. O veículo seguia o padrão do Exército Vermelho, sendo pilotado por três tripulantes: condutor, comandante e atirador na torre.

Os tanques continuam a formar a base do exército russo. Hoje, o país tem cerca de 18.200 desses veículos, de diferentes tipos.

Gostou? Então leia “Cinco coisas que você desconhecia sobre os tanques russos”.

Russia Beyond.

https://br.rbth.com/ciencia/80236-exercito-russo-recebe-tanques-t80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]