Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Blindados do Exército embarcam em navio durante Operação Atlântico V


Brasília, 20/08/2018 - Como parte do Calendário de Atividades Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), foi realizado, em 18 e 19 de agosto, em São Francisco do Sul (SC), mais uma etapa da Operação Atlântico V. Sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), aconteceu o embarque e o desembarque de 31 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) - MSR GUARANI, pertencentes à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada (15BdaInfMec), sediada em Cascavel (PR), em um navio atracado no porto daquela cidade.




Na oportunidade, cerca de 200 militares da Marinha e do Exército participaram da ação, que tem como propósito simular situações em que haja a necessidade do emprego de Forças Armadas em ações conjuntas. O exercício objetiva a preparação dos militares para o caso real da necessidade desse tipo de procedimento. A operação contou com o apoio de funcionários do porto e tripulantes do navio.



Os blindados foram transportados de trem, do terminal de Carga da Ferroeste, em Cascavel, no Paraná, até Paranaguá, no mesmo estado, passando pelos municípios paranaenses de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. Em seguida, foram levados, por rodovia, para o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. No local, ocorreu o exercício de entrada e saída dos carros de combate no navio.

As próximas etapas da Operação Atlântico estão previstas para o período de 7 a 13 de novembro, desta vez em Itaoca (ES) e na capital federal. As atividades dão continuidade ao aprimoramento do emprego conjunto das Forças Armadas.

Por Comandante Cleber Ribeiro

Fotos: SC3/MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]