Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza fase de “Table Top Exercise” da UNITAS Amphibious 2018/2019


No período de 20 a 24 de agosto, a Força de Fuzileiros da Esquadra realizou o “Table Top Exercise” (exercício na carta) da Operação UNITAS Amphibious 2018/2019, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro. Essa foi a terceira e a última etapa do ciclo de planejamento do exercício, iniciada em abril deste ano. Participaram desta fase os seguintes países: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Equador, México, Paraguai, Peru e Portugal.




Durante o “Table Top”, as cartas da área da operação foram utilizadas para definir quais meios e tropas serão empregados no exercício no terreno, previsto para ocorrer em agosto do próximo ano. Nesta fase, ocorreram simulações em que meios e tropas foram confrontados com problemas logísticos e operacionais. Fatores como tempo e distância também foram testados. A fase de planejamento na carta é importante porque permite avaliar, com antecedência, as capacidades, possibilidades e limitações dos países, de forma a se obter os dados necessários para a ação real.

O exercício no terreno ocorrerá na Ilha da Marambaia, em 2019, e compreenderá a participação de cerca de 1.200 militares brasileiros e estrangeiros, com navios, aeronaves e grupamentos operativos de fuzileiros navais. O propósito será formar uma Força-Tarefa Multinacional com meios e tropas para realizar ações de caráter humanitário simulado, decorrente de um desastre ambiental, também simulado. As principais atividades combinadas a serem realizadas serão: apoio médico e sanitário, evacuações, reparos emergenciais de infraestruturas críticas, e viabilização de acesso à água potável, alimentos e abrigos temporários, itens fundamentais para a população afetada.

Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]